Folha de S. Paulo


Infraestrutura demite 118 mil empregados em 12 meses

Pedro Ladeira/Folhapress
ANAPOLIS, GO, BRASIL, 11-05-2017, 12h00: Pátio da N/S junto ao Porto Seco de ANápolis. Especial sobre as obras da ferrovia Norte/Sul. Trecho da ferrovia em Anápolis-GO, que está pronto mas sem funcionamento por causa de detalhes finais da obra e por problemas na concessão à iniciativa privada. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***ESPECIAL*** ***EXCLUSIVO***

O setor de infraestrutura cortou 118 mil de vagas nos últimos 12 meses até abril deste ano, o que corresponde a uma retração de 14,7% do total de empregados, segundo a Brasinfra (associação de infraestrutura).

No acumulado dos últimos dois anos, a queda é de 27,4%.

"São demissões de mão de obra menos qualificada, que costuma ser temporária, mas também milhares de engenheiros e técnicos", afirma o diretor Carlos Laurito.

Mesmo com diversos projetos de obras em discussão pelo governo, não há perspectiva de uma melhora no emprego a curto prazo, segundo o executivo.

A criação, na semana passada, de um comitê de projetos de infraestrutura rodoviária sinaliza que os planos do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) devem prosseguir, mesmo com a instabilidade no governo, diz ele.

"Nosso pleito é que sejam retomadas obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] que estão paradas."

SEM OBRAS - Empregos ligados a infraestrutura e montagem industrial
Leia a coluna completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: