Folha de S. Paulo


Movimentação de contêineres em portos caiu 4% em 2016, diz entidade

Ricardo Nogueira-1º.dez.2010/Folhapress
430901_1.tif. SANTOS, BRASIL, DINHEIRO, 01.12.2010 û Movimenta¸Òo de contŒineres no Porto de Santos û Pßtio da empresa Libra Terminais lotado de conteineres, em Santos, litoral sul de SÒo Paulo. (Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress).###especial###
Movimentação de contêineres no Porto de Santos, no litoral paulista

O fluxo de contêineres nos portos brasileiros caiu 4% em 2016, segundo a Abratec (associação do setor).

"A economia brasileira e a indústria perderam força e os terminais refletem isso", diz Sérgio Salomão, presidente-executivo da entidade, que representa empresas arrendatárias de terminais portuários.

"Não há uma projeção, mas neste ano prevemos um reaquecimento do setor. Somos responsáveis por 70% da movimentação de contêineres nos portos do país e, mesmo com a crise, as companhias não adiaram obras e aportes."

O porto de Itajaí (SC) foi beneficiado por exportações no ano passado e foi um dos poucos que tiveram alta -em torno de 10%, afirma o superintendente Marcelo Salles.

Nos dois primeiros meses do ano, o volume de cargas que passou pelo complexo catarinense aumentou 7%, na comparação com o mesmo período de 2016. "Projetamos um crescimento em torno de 15% em 2017", afirma.

O porto de Rio Grande (RS) também terá uma melhora, segundo o diretor Darci Tartari.

"Sofremos pouca variação nos últimos anos. Com uma leve recuperação da indústria, prevemos um incremento e deveremos chegar a um nível similar ao de 2015."

Leia a coluna completa aqui.

Carga pesada - Movimentação de contêineres em terminais portuários brasileiros, em unidades


Endereço da página:

Links no texto: