Folha de S. Paulo


Meta de tributos de São Paulo sai a dois meses do fim de 2016

A meta de arrecadação de tributos do governo de São Paulo foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (26), a 66 dias do fim do ano.

O Estado trabalha com metas desde 2008, quando os servidores da Secretaria da Fazenda passaram a receber uma participação nos resultados obtidos.

A data de publicação no Diário Oficial é criticada por dirigentes do Sinafresp, sindicato dos agentes fiscais.

A reclamação é que os servidores trabalharam durante dez meses sem saber ao certo quais eram os objetivos que deveriam alcançar.
"Não faz sentido nenhum colocar a meta perto do fim do ano. Em qualquer empresa privada, os objetivos são estabelecidos no começo", afirma João Luiz Mascolo, professor do Insper.

Não há, pela lei, nenhuma determinação a respeito de qual deve ser a data da publicação, diz Claudia Romano, assessora executiva de gabinete da secretaria.

Além disso, o cálculo de como o governo chegaria ao número de arrecadação já era conhecido, segundo ela.

"A meta tem uma metodologia e critérios definidos de como se chega aos valores. Isso já havia sido publicado em uma resolução", afirma.

O valor, de R$ 155 bilhões, é considerado inatingível pelo sindicato. Em 2015 a arrecadação foi de R$ 152 bilhões, de acordo com a secretaria.

A meta do ano passado havia sido de de R$ 150 bilhões. Na Prefeitura de São Paulo, não existe um bônus atrelado à arrecadação.

COFRES PAULISTAS - Arrecadação tributária entre janeiro e setembro

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Prêmio Folha Top of Mind chega à 26ª edição com recorde de prêmios

Cerca de 1.500 pessoas, entre executivos de grandes empresas e publicitários, participaram da 26ª edição da Folha Top of Mind, que premiou as marcas mais lembradas de todo o país, de acordo com a pesquisa Datafolha.

Pelo quarto ano consecutivo, o Top do Top, principal categoria da pesquisa, foi compartilhado pelo quinteto Coca-Cola, Nestlé, Nike, Omo e Samsung. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira (25), no Tom Brasil, em São Paulo.

A empresa de eletrônicos foi novamente a grande vencedora, com o reconhecimento em cinco categorias.

"Temos uma gama de serviços e produtos para todos os públicos, e o investimento no relacionamento, independentemente da situação econômica do país, não para", disse Andrea Mello, diretora da Samsung Brasil.

O Top of Mind é uma "honra porque não é só um prêmio forte do mercado, é o prêmio das pessoas", definiu Noemi Higashi, da Coca-Cola. "O segredo é estar perto do consumidor e transformar isso em produto e mensagem", resume Yasmine Antacli, da Omo.

Foram entrevistadas 7.247 pessoas em 217 municípios, com recorde de categorias (59). "Ser lembrado em todo o Brasil representa a confiança do público", afirmou Delano Valentim de Andrade, do Banco do Brasil.

A Petrobras conquistou a inédita categoria de Marca que Representa o Brasil, mesmo em um momento de crise. "A empresa continua identificada com o Brasil que dá certo. Ela se supera, tem resiliência", disse Eraldo Carneiro, da petroleira. A categoria Caminhão voltou ao Top e teve a Mercedes-Benz como vencedora.

"O primeiro lugar é nosso num mercado muito competitivo", frisou o vice-presidente Roberto Leoncini.

Na categoria moto, a Honda foi mais uma vez vencedora. "A marca é tão democrática quanto o prêmio", disse Claudia Rodrigues Canazza. Pela primeira vez, a Fiat ultrapassou a Volks na categoria Carro. "A Fiat é lembrada porque achou a forma de ser relevante", disse Maria Lucia Antônio, da montadora.

"O reconhecimento da TAM é uma oportunidade de expor a Latam, nossa nova marca", afirmou Daniel Aguado, da Latam Brasil.

Top do Top
Coca-Cola, Omo, Nike, Samsung, Nestlé

Top Performance
Samsung

Marca que representa o Brasil
Petrobras

Top Meio Ambiente
Ypê, Natura

Top Tecnologia
Samsung

Top Masculino
Pirelli

Top Feminino
Risqué

Top Bebida
Skol

Top Finanças
Banco do Brasil, Visa, Unimed, Caixa, Porto Seguro, Bradesco

Top Alimentação
Sadia, Zero-Cal, Nescau, Kellogg's, Nestlé, Sucrilhos, Vigor, Danone, Ninho, Itambé, Qualy, Elefante, Bauducco, Kibon, Arisco

Top Higiene e Beleza
Colgate, Avon, Jontex, Sempre Livre, Risqué, Pampers

Top Comunicação
Oi, Vivo, Sky Samsung

Top Transporte
Fiat, Mercedes-Benz, Petrobras, Honda, Pirelli, Correios

Top Eletroeletrônicos
Samsung, Consul, Black & Decker, Arno, Brastemp, Playstation

Top Compras
Omo, Ypê, Bombril, Casas Bahia, Deca, Off, Repelex, Extra, Suvinil

Top Turismo
TAM, CVC

Destaques Regionais
Piracanjuba, Tirol, Casas Bahia, Primor, DoBon

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Primeiro... O mercado imobiliário apresentou uma pequena melhora em agosto, mesmo com o pior nível de emprego e preço dos imóveis desde janeiro de 2004, segundo pesquisa da Abrainc (entidade do setor) feita com a Fipe.

...passo A confiança e o nível de lançamentos tiveram alta de 1 e de 0,6 ponto na comparação com julho, em escala de 0 a 10. "Recuperação depende de outras coisas, mas é um começo", diz Luiz Fernando Moura, diretor da associação.

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Hora do café

com FELIPE GUTIERREZ, TAÍS HIRATA, IGOR UTSUMI e ROBERTO DE OLIVEIRA


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