Folha de S. Paulo


Exportação de madeira aumenta 31% no primeiro quadrimestre

As exportações de madeira processada cresceram, em média, 31% nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com o mesmo quadrimestre de 2015, de acordo com a Abimci (associação da indústria).

O setor inclui produtos como compensados, lâminas e, em menor escala, pisos, portas e componentes de móveis.

O item mais exportado no período foi a madeira serrada de pinus, que teve alta de 61% nas vendas. Seus maiores compradores foram Estados Unidos (34%), México (21%) e China (14%).

O faturamento com as vendas, no entanto, ficou estável devido à queda dos preços no mercado internacional.

CRISE COMPENSADA - Exportação de madeira processada no 1º quadrimestre

Mesmo com o valor em baixa, fatores como o real desvalorizado e a paralisia do mercado nacional seguem estimulando o comércio exterior, afirma Paulo Pupo, superintendente da entidade.

"Muitas empresas tiveram que se voltar às exportações para escoar sua produção. Internamente, o setor é muito dependente da construção, que está parada." Hoje, esses novos agentes representam 20% das vendas para fora.

As oscilações de câmbio preocupam, diz Pupo, mas como a situação interna segue difícil, restam poucas opções às empresas menores.

O mercado interno ainda representa a maior parte das receitas da indústria -entre 85% e 90% do total.

"Exportamos pouco. Falta investimento para ampliar o processamento local, os custos logísticos portuários são altos, e ainda há muitas barreiras burocráticas."

Além disso, a entidade se queixa da falta de acordos comerciais internacionais.

-

TRATOR NA CRISE

A John Deere, fabricante de equipamentos para agronegócio e construção, vai trazer ao Brasil sua produção de tratores de esteira.

A companhia vai investir R$ 80 milhões para ampliar em 3.000 m² sua fábrica em Indaiatuba (SP).

Os primeiros equipamentos deverão chegar ao mercado a partir de 2018.

Eduardo Knapp/Folhapress
Roberto Torres Marques, diretor da fabricante de equipamentos
Roberto Torres Marques, diretor da fabricante de equipamentos

"A nacionalização faz parte do nosso projeto de longo prazo no país, que será seguido independentemente da situação econômica", afirma o diretor da companhia Roberto Torres Marques.

Os investimentos no Brasil também deverão atender a uma nova demanda: há dois meses, a base paulista da empresa passou a exportar a países latinos, como Argentina, Chile e Bolívia.

Após uma queda de 40% nas vendas em 2015, a fabricante espera manter o volume estável neste ano.

5
são as fábricas no Brasil: em SP, RS e GO

4.000
são os funcionários no país

US$ 28,9 bilhões
foi a receita global da John Deere no ano passado

-

DESAMPARO PERSISTENTE

Cerca de 10% dos europeus se encontram em situação de pobreza crônica, segundo a ONS (agência estatal do Reino Unido), e os números têm piorado no continente.

Na Romênia, o percentual passa de 20%. Em seguida, estão outros sócios recentes da União Europeia, como Bulgária (16,5%) e Lituânia (16%).

APERTO CONTÍNUO - Países com piores índices, em %

A Grécia, que sofre os efeitos da crise econômica, tem 14,5% de sua população nesse estágio; a Espanha, que se recupera da retração, tem 14,3%.

A pobreza é crônica quando as famílias permanecem nessa situação por ao menos dois dos três últimos anos.

-

Teto... O mercado da construção sustentável no Brasil cresceu no primeiro quadrimestre de 2016, em comparação com o mesmo período nos anos anteriores, segundo o Green Building Council Brasil.

...verde No período, foram registradas 73 certificações Leed (sistema de avaliação de construções), número inferior apenas ao dos quatro primeiros meses de 2012, quando ocorreram 90 novos registros.

Onde está... O número de veículos recuperados após roubo ou furto no país no primeiro trimestre de 2016 subiu 6,4%, comparado a igual período de 2015, segundo o Grupo Tracker (de rastreamento e localização).

...Wally? Foram 1.352 recuperações de automóveis, caminhões, motos e utilitários nos três primeiros meses deste ano, contra 1.265 entre janeiro, fevereiro e março de 2015, média de 15 ocorrências por dia.

Mundo pequeno A World Study, de intercâmbios, projeta abrir cinco unidades até o fim deste ano. As agências se somarão aos dez escritórios na capital e no interior paulista.

-

HORA DO CAFÉ

Editoria de Arte/Folhapress
Charge Mercado Aberto de 23.mai.2016
Charge Mercado Aberto de 23.mai.2016

com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS e TAÍS HIRATA


Endereço da página:

Links no texto: