Por causa da crise, companhias que usam serviços de de locadoras de carros preferem ficar mais tempo com automóveis antigos a trocar a frota por uma mais nova.
A diferença dos valores das parcelas de aluguel explica a tendência, diz Eduardo Rocha, presidente da Rodobens.
"Quem prorroga o contrato antigo paga menos do que desembolsava. E teria que arcar com um custo 30% maior se optasse por novos carros."
Para a locadora, a extensão de um contrato antigo tem a vantagem de não implicar um custo de aquisição de novos carros.
A relação entre a depreciação contábil e a de mercado beneficia a locadora, diz o executivo. O valor que ele desconta do ativo no balanço é maior do que a diferença de preços entre um carro de três e quatro anos, diz.
Até 2014, a empresa não fazia prorrogações. No ano passado, metade dos contratos que iriam vencer foram estendidos por um ou dois anos.
Na Hertz, a proporção foi de 30% de continuidade de contratos, algo que não acontecia até o ano passado. A expectativa é que em 2016 isso siga como uma alternativa comum, afirma Luciano Bianchi, presidente da Hertz.
As incertezas sobre a economia também ajudam a explicar a tendência, ele diz.
Um novo contrato com prazo de três anos, que é a praxe do mercado, tem multa de rescisão mais alta do que um acordo antigo que foi dilatado por um ano ou dois.
A empresa passou a oferecer prazos ainda menores, de um mês, em que pequenas prorrogações são feitas a cada vencimento.
"A desvantagem é que aumenta o custo operacional. O carro começa a exigir mais manutenção e mais horas de trabalho dos meus homens", afirma Bianchi.
Bruno Santos/Folhapress | ||
Eduardo Rocha, da Rodobens |
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CLIENTE NOVO
De olho no consumidor que começa a migrar para alternativas de refeições mais baratas, a rede de franquias de lanches rápidos Subway vai remodelar suas lojas e oferecer novos produtos.
"Nós já percebíamos essa migração, e a meta é manter os consumidores que antes comiam em restaurantes à la carte, e têm ido menos a esses
estabelecimentos", diz Roberta Damasceno, executiva da empresa no Brasil.
"Crescemos 20% em faturamento em 2015. Neste ano, vamos focar na operação e teremos uma nova opção de lanche para o produto de menor preço do cardápio."
A rede de lanchonetes, que inaugurou 300 unidades no país no ano passado, tem previsão de abrir o mesmo número de lojas até o fim deste ano.
2.055
é o número de lanchonetes da Subway em operação no país
R$ 280 MIL
é o investimento mínimo para abrir uma unidade de shopping
Guilherme Pupo - 10.nov.2010/Folhapress | ||
Roberta Damasceno, executiva da rede de sanduíches |
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O QUE ESTOU VENDO
Paulo Veras, diretor-executivo da 99
Paulo Veras, diretor-executivo da 99, empresa do aplicativo de táxi, é um dos fãs do seriado original do Netflix "House of Cards".
A história é de um político, Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, que trama para conquistar a presidência dos Estados Unidos.
"A série apresenta de forma clara seus personagens e nos permite criar expectativas concretas sobre eles", afirma o executivo.
O enredo de cada um dos episódios costuma surpreender no desfecho, o que "praticamente me obriga a assistir o seguinte", diz Veras.
A próxima temporada estreia em março.
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HORA DO CAFÉ
Lederly | ||
com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS, TAÍS HIRATA