Folha de S. Paulo


Farmacêuticas têm queda de 88% no saldo de vagas

Como efeito colateral da perda de postos de trabalho em outros setores, a indústria farmacêutica encerrou 2015 com queda de 88% no saldo de admissões: 370 vagas abertas. Um ano antes, essa diferença era de 3.074.

No quarto trimestre de 2015, o setor fechou 2.226 postos -o pior resultado dos últimos quatro anos, segundo a Sindusfarma, entidade do setor.

"Somos sempre o último segmento a sentir a crise", afirma Nelson Mussolini, presidente da entidade. "Não víamos um resultado tão ruim há pelo menos dez anos."

Para 2016, Mussolini estima que o setor enfrentará meses difíceis, já que as farmacêuticas dependem de importação de matéria-prima e a desvalorização do real fez os preços subirem muito.

"Temos, de fato, um problema na mão. A rentabilidade da indústria tem caído e caso esse cenário se mantenha, precisaremos demitir."

"Na Aspen Pharma no Brasil, houve um corte de menos de 5% no nosso quadro de funcionários em 2015 e não criamos novos postos", lembra o CEO, Alexandre França.

Ainda assim, a farmacêutica cresceu 16% no ano passado e vai ampliar a produção de sua planta no Espírito Santo, com uma linha de produtos ginecológicos.

"O mercado quer investir, todos têm projetos na gaveta, a espera de uma definição."

CORTE PROFUNDO - Saldo de contratações do setor, em mil

*

PREOCUPAÇÃO GEOPOLÍTICA

O terrorismo e a eleição presidencial americana estão entre as maiores fontes de preocupação das empresas e investidores em 2016, de acordo com o relatório anual da corretora e gestora de riscos Marsh.

"Outro ponto de comoção é o preço das commodities. Há alguns anos, ninguém imaginaria que o petróleo iria chegar a esse patamar", lembra Kiyoshi Watari, executivo da Marsh no Brasil.

As multinacionais podem se preparar para um ambiente geopolítico cada vez mais complicado para a gestão do seu risco de crédito, diz.

Na avaliação de risco entre os países, o Brasil aparece no relatório com nota 57,2, a frente dos argentinos (51,9), mas bem atrás dos chilenos (71,8).

RISCO CALCULADO - Notas dos países*

*

FORNADA IMEDIATA

Todas as lojas próprias que a rede Casa do Pão do Queijo pretende abrir neste ano serão localizadas em terminais de aeroportos.

Apesar dos altos custos de manutenção, o resultado das vendas compensa no fim do mês. A marca deve inaugurar sete unidades próprias em 2016 e outras 18 no modelo de franquias.

"Em faturamento, cada lanchonete em um terminal equivale a sete unidades em shoppings. Nós voltamos a adotar esse modelo de negócio após as concessões dos aeroportos. Abrimos a primeira delas em 2014."

A rede tem quatro inaugurações já definidas: duas em Guarulhos, uma em Viracopos (Campinas) e uma outra em Brasília.

"Mesmo com a crise, a perda de passageiros ainda é pequena. Por outro lado, sentimos que o cliente no saguão tem controlado gastos.

400
é o número de unidades no país

R$ 300 mil
é o custo mínimo da franquia

Karime Xavier/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL,08-02-2011, 15h: O presidente da Casa do Pão de Queijo, Alberto Carneiro Neto, posa para foto em São Paulo (SP). (Foto: Karime Xavier/Folhapress, 1564, MERCADO ABERTO)
Alberto Carneiro Neto, presidente do grupo Casa do Pão de Queijo

*

VIDA EM CONDOMÍNIO

O custo para manter um condomínio na Grande São Paulo teve alta maior que a inflação no ano passado, de acordo com o Secovi-SP (sindicato do setor).

A elevação acumulada entre os meses de janeiro e dezembro de 2015 ficou em 12,42%, maior que a inflação pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) no mesmo período, de 10,54%.

Com um aumento de 10,19%, o grupo de despesas que mais contribuiu para a elevação foi o de pessoal e encargos, que tem peso de cerca de 60%. As tarifas tiveram variação de 24,22%, seguidas pelos itens manutenção de equipamento, com 10,54%.

*

Licença...
Em 2015, o laboratório da IBM no Brasil teve 11 patentes concedidas e submeteu 75. Os projetos são em áreas como nanotecnologia.

...para inovar
"Temos crescido no número de pessoas, e a média de pedido de patentes é de 40 ao ano", diz Ulisses Mello, diretor do centro.

Acionistas
BM&FBovespa, GAEC, Senior Solution, Iguatemi, Jereissati Participações e Jereissati Telecom terão a opção de voto por correspondência.

*

HORA DO CAFÉ

Lézio Júnior
hora do cafe charge

com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS, TAÍS HIRATA


Endereço da página:

Links no texto: