Folha de S. Paulo


Consumo de dispositivos médicos diminui 4,4% até setembro no país

O consumo nacional de produtos e equipamentos médicos caiu 4,4% no acumulado deste ano até setembro.

O número, levantado pela Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde), considera a produção nacional mais as importações e exclui as exportações.

A queda na demanda foi puxada pelo recuo dos importados, que chegou a 9,23% no período analisado.

"Percebemos um impacto grande da desvalorização do real, que encareceu [as mercadorias]", diz o presidente da entidade, Carlos Gouvêa.

"A maioria dos nossos produtos são adquiridos pelo setor público, que acaba congelando as licitações. Outros compradores são os hospitais. Como a tabela dos serviços deles são, muitas vezes, pré-fixadas pelas operadoras de saúde, o câmbio é uma barreira grande [para importar]."

A produção nacional, no entanto, continua com resultados positivos. Considerando equipamentos médicos, odontológicos e ópticos, a alta foi de 5,1% entre janeiro e setembro em relação ao mesmo período de 2014.

"O dado não é ruim, mas a projeção feita no início do ano era de 12%. O país tem um potencial muito grande para crescer nesse setor", diz José Márcio Cerqueira, diretor-executivo da Abiis.

A entidade reúne três associações da área de saúde.

*

Embarque

De olho na regulamentação da Susep que amplia as coberturas do seguro viagem, seguradoras, como a Yasuda Marítima, se preparam para oferecer mais do que apenas uma assistência de viagem.

"As coberturas incluem despesas médicas, hospitalares e odontológicas no seguro para o exterior e atendem à resolução que entra em vigor em março de 2016", diz Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Yasuda Marítima.

Outras seguradoras confirmam projetos do novo produto, mas preferem ainda não divulgá-los. "Para a AIG, não mudou muito. Já cobria riscos especificados na nova regra", diz Luciana Nogami, da seguradora.

*

Perda de receita com o petróleo passa de 70% em cidades do RJ

A queda na arrecadação com royalties pela exploração de petróleo neste ano já supera os 70% em quatro municípios da Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro.

Na cidade de Arraial do Cabo, a redução no acumulado do ano, até outubro, chega a 100% na comparação com 2014. As retrações de receitas também foram expressivas em Macaé (88%), Niterói (71%) e Campos (70%).

"Há uma cadeia de empresas de médio porte –de transporte a fornecedores. Com o freio da Petrobras, diversas delas deixam de investir", diz o presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Petroleiros), Aluizio dos Santos.

"A segunda metade de 2015 foi crítica para a região. Tínhamos 163 mil empregos formais, só neste ano, perdemos 7.000 postos de trabalho."

Macaé aprovou um pacote de redução tributária, que desonera em 25% a alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços) das companhias ligadas à atividade petroleira.

"O cenário atual é de grandes empresas terem de deixar o país, pela dificuldade de atuação no setor de petróleo e gás, caso a Petrobras se mantenha como operadora única", avalia Santos, que também é prefeito de Macaé.

"A indústria hoje tem um 'mantra' de corte de custos. A redução de impostos é uma forma encontrada pela cidade para dar fôlego ao setor."

Daniel Marenco/Folhapress
Aluizio dos Santos, presidente da Ompetro
Aluizio dos Santos, presidente da Ompetro

*

Produto... A francesa Nexans, que fabrica sistemas de cabeamento, vai produzir todos os componentes para células fotovoltaicas no Brasil.

...nacional Objetivo é atender os requisitos de projetos de energia solar que recebem apoio do BNDES.

Plano... A Dell Anno, de móveis planejados, vai inaugurar um espaço de 400 metros quadrados em abril de 2016 nos Estados Unidos.

...internacional A loja, cujo investimento não foi divulgado, será aberta na Flórida, nas proximidades de Miami.

Onda... A ToyShow, e-commerce de bonecos colecionáveis inspirados em personagens dos quadrinhos, vai inaugurar um sistema de franquias.

...geek O projeto recebeu um investimento de R$ 300 mil e tem como foco cidades com mais de 500 mil habitantes.

*

Hora do café

com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS e CLÁUDIO GOLDBERG RABIN


Endereço da página: