Folha de S. Paulo


Distribuidora inicia projeto para novo gasoduto de R$ 430 milhões na Bahia

A Bahiagás, distribuidora de gás natural que tem como sócios o governo da Bahia, a Gaspetro (Petrobras) e a Mitsui, planeja iniciar em julho o projeto executivo para um novo gasoduto no Estado.

Com aproximadamente 300 quilômetros e um investimento de cerca de R$ 430 milhões, a estrutura vai atender o sudoeste baiano.

"A rede chegará a importantes polos de mineração, como os localizados nos municípios de Brumado e Maracás", diz Luiz Gavazza, diretor-presidente da companhia.

"Além da indústria, a expansão nos permitirá avançar em outras frentes, para o fornecimento a comércios e residências", afirma.

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Em 2014, o segmento industrial respondeu por 90% das vendas de gás natural, de um total de 3,9 milhões de metros cúbicos por dia.

A ampliação em direção ao sudoeste elevará a malha em mais de um terço -hoje são 771 quilômetros de extensão.

O novo duto deverá operar a partir de 2019 e será interligado ao Gasene, da Petrobras, que também tem no Estado um terminal de regaseificação de GNL (gás liquefeito). "Não há preocupação com o suprimento."

O projeto executivo terá de ser finalizado em até 15 meses. O financiamento da obra será definido com base no estudo, segundo Gavazza.

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Armazém particular

A MetroFit, empresa de locação de boxes para autoarmazenagem ('self storage') vai investir entre R$ 150 milhões e R$ 180 milhões em sete novos pontos em São Paulo e Rio de Janeiro.

As duas próximas aberturas serão em São Caetano do Sul (SP) e Alphaville, e demandarão cerca de R$ 50 milhões em aportes.

Os outros cinco centros, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016, receberão investimentos de R$ 20 milhões a R$ 25 milhões cada um. Os recursos virão de fundos de investimentos em participações.

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Hans Scholl, CEO da empresa de locação de boxes
Hans Scholl, CEO da empresa de locação de boxes

"Queríamos entrar em Alphaville há muito tempo, por causa da alta renda e da atividade comercial", diz Hans Scholl, CEO da empresa.

Os tamanhos dos boxes variam de 1 m² a 50 m² (este o espaço mais procurado por pessoas jurídicas). O custo médio de locação é de R$ 75 o metro quadrado.

"Há uma procura maior em momentos de crise, pois as empresas não estão vendendo todo o estoque, e as pessoas têm se mudado para apartamentos menores para cortar gastos."

A gestora TRX detém 70% da companhia e o restante pertence à americana Metro Self Storage.

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são os pontos abertos, com cerca de 1.100 boxes ao todo

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Caminho da terceirização

A pesquisa global Corporate Vehicle Observatory 2015 apontou que 58% das empresas com mais de cem funcionários esperam um crescimento da frota nos próximos três anos no Brasil.

Apenas 5% dos entrevistados projetam diminuição do número de veículos. O restante afirma que a frota permanecerá estável. No ano passado, 42% esperavam crescimento e 3%, retração.

Na Europa, 22% das empresas creem em expansão, contra 11% que esperam queda.

Entre micro e pequenas empresas brasileiras, 57% estimam crescimento da frota. A pesquisa tem apoio da Arval (de terceirização de frotas), subsidária do BNP Paribas.

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Procuram-se vagas

Engenheiros de projetos industriais, gerentes de vendas e supervisores de obras têm esperado até um ano para se recolocarem no mercado, segundo estudo da Page Personnel, especializada em recrutamento.

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Eles compõem uma lista de 11 carreiras que foram impactadas pela crise nos últimos seis meses. "São posições em que as vagas estão congeladas e a oferta de profissionais à procura de trabalho é grande", diz Ricardo Ribas, executivo da Page.

Essa situação não era registrada no país desde 2009, segundo o estudo. "A dificuldade na recolocação deve durar até 2017." A pesquisa mapeou 400 mil currículos.

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Liderança Miguel Setas, presidente da EDP Brasil, de energia, foi escolhido para comandar a Eurocâmaras, que representa as câmaras de comércio europeias no país. Ele também preside a Câmara Portuguesa de Comércio em SP.

Lanche rápido A alimentação de rua no Brasil movimentou quase R$ 20 bilhões em 2014 (alta de 19,3%), segundo a empresa de pesquisa Euromonitor International. Feiras gastronômicas e "food trucks" impulsionaram o avanço.

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Hora do café

com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS, ISADORA SPADONI e DHIEGO MAIA


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