Folha de S. Paulo


Laboratórios farmacêuticos têm alta de 11,4% no faturamento em 2014

Os fabricantes de medicamentos registraram um crescimento de 11,4% na venda direta para as redes de farmácias do país no ano passado, indica levantamento da consultoria IMS Health.

O faturamento das companhias do setor atingiu R$ 41,8 bilhões ante os R$ 37,5 bilhões obtidos em 2013.

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O presidente da Interfarma (que reúne laboratórios multinacionais), Antônio Britto, porém, reclama que, apesar de o desempenho do mercado se manter acima dos dois dígitos há três anos, as altas não passam dos 11%.

"Se não fossem os problemas econômicos, o avanço seria ainda maior", diz.

"Os medicamentos mais caros e complexos não têm chegado à maior parte da população. A renda caiu e o governo não tem dado conta dessa demanda. Isso freia a perspectiva de crescimento."

A participação no mercado do remédio de referência (os medicamentos de marca) perdeu um ponto percentual ante 2013 e ficou em 39%. Em 2010, ele representava 44%.

Nos últimos quatro anos, os similares (cópias aproximadas dos medicamentos de referência, podem ter tamanhos ou formas diferentes) foram os que ganharam mais espaço: de 42% para 48%.

Os genéricos (clones perfeitos dos remédios de marca) ficaram com 13% em 2014, segundo a Interfarma.

O número de doses comercializadas também cresceu em 2014, alta de 8,4% na comparação com os R$ 114,9 bilhões faturados em 2013.

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PORCELANATO CRESCENTE

A Portobello Shop, rede catarinense de lojas de revestimentos cerâmicos, iniciará um novo formato de unidades, mais amplo, por causa do aumento de tamanho dos produtos nos últimos anos.

O primeiro empreendimento, próprio, será aberto em fevereiro em São Paulo e terá 700 m². Hoje, o maior ponto da marca tem 280 m².

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"Será uma operação piloto. Até o fim deste ano, abriremos uma segunda, em São Paulo ou no Rio de Janeiro", afirma José Gonçalves Júnior, da Portobello Shop.

A rede estuda migrar as unidades atuais para o novo formato a partir de 2016, a começar pelas principais capitais do país, como Belo Horizonte e Porto Alegre.

"O nosso produto está ficando muito grande, com peças de 1,80 m por 1,20 m. Se a loja for muito pequena, a exposição do produto não fica adequada", diz.

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José Gonçalves Júnior, da empresa de revestimentos cerâmicos
José Gonçalves Júnior, da empresa de revestimentos cerâmicos

"Antigamente, os pisos comuns tinham 45 cm por 45 cm, e os porcelanatos, 1,20 m por 1,20 m."

Com o modelo tradicional, serão inaugurados outros 22 pontos neste ano. O custo para abrir uma unidade média é de R$ 750 mil. Para as megalojas, de até R$ 1,2 milhão.

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MORDIDA

A rede de lanchonetes Bob's investirá aproximadamente R$ 120 milhões para abrir 130 lojas neste ano em todo o país.

O plano de expansão atingirá principalmente São Paulo (31 unidades) e Rio de Janeiro (23).

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"A meta é que 62 pontos sejam de rua em razão da integração com o sistema 'drive-thru', que será montado em 24 delas", afirma o diretor-geral do Bob's, Marcello Farrel.

No curto prazo, a rede planeja focar seu crescimento nas grandes cidades do interior paulista. "O Estado representará 23,8% das novas lojas, e queremos aumentar essa participação porque há campo", afirma.

Todos as unidades previstas para este ano serão inauguradas com o novo design, implantado pela rede em 2014.

Além do investimento previsto para a expansão do grupo, serão aportados neste ano mais R$ 30 milhões para readequar 70 pontos já em operação à nova decoração.

Marcos Michael/Folhapress
Marcello Farrel, diretor-geral da rede de fast food Bob's
Marcello Farrel, diretor-geral da rede de fast food Bob's

Outros R$ 50 milhões serão aplicados em ações de comunicação e marketing.

A rede possui 1.128 lojas nos 26 Estados, além do Distrito Federal.

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Consumo... As dez maiores cooperativas de consumo do país projetam um crescimento de 6% em 2015 nas vendas em suas 144 unidades em São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, segundo o Sescoop/SP (entidade do setor).

...conjunto Em 2014, elas faturaram, juntas, R$ 4 bilhões. Neste ano, pretendem elevar as compras coletivas por meio de uma central de negócios para reduzir custos e ampliar o acesso a mercados.

Captação A VBI Real Estate, gestora de recursos de private equity, lançou um fundo de US$ 350 milhões, a serem captados prioritariamente com investidores internacionais. Hoje, a empresa tem 26 projetos imobiliários lançados.

Antes... A Alphageos, empresa de investigação geológica com sede em Barueri, em São Paulo, fechou contrato com um grupo alemão para trazer ao Brasil uma nova tecnologia em testes de solo que antecedem obras.

...das obras A empresa foi a responsável, entre outros serviços, pelas análises geológicas do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo.

com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS, ISADORA SPADONI e DHIEGO MAIA


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