Folha de S. Paulo


Contraceptivos crescem menos que mercado de medicamentos em geral

O segmento de contraceptivos avança em ritmo mais lento que o do mercado de medicamentos em geral.

Enquanto a venda dos anticoncepcionais cresceu 9,5% em valores nos últimos 13 meses, o setor de remédios registrou incremento de 13%.

Quando se considera a comercialização em unidades, os números são 4,7% e 8,4%, respectivamente.

"A indústria farmacêutica tem se expandido mais por causa dos genéricos. Como há poucos genéricos no segmento de contraceptivos, ele acaba tendo uma alta menor", diz o presidente do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), Nelson Mussolini.

"Mas os anticoncepcionais são importantes para o setor e crescem dentro da média dos produtos de marca."

Para impulsionar a venda desses medicamentos, os laboratórios investem na propaganda médica, pois o comércio costuma ser realizado com prescrição.

Segundo o executivo, as vendas para o governo não são muito representativas hoje. "Seria diferente caso houvesse algum controle de natalidade, mas o governo não faz ações desse tipo até por causa da Igreja Católica."

Entre setembro de 2013 e setembro de 2014, foram vendidos no país R$ 2,3 bilhões em anticoncepcionais -3,6% do movimentado por medicamentos no período.

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Disputa pela pílula

A MSD mira a liderança no mercado de contraceptivos até 2018 e espera avançar no setor público também.

"Nossa atuação está em dois pilares: no mercado privado e no público, com um trabalho voltado às sociedades médicas para que se incorporem mais opções de contraceptivos no SUS", diz Fabiola Fonseca, executiva responsável pela área.

Raquel Cunha/Folhapress
Fabiola Fonseca, da MSD
Fabiola Fonseca, da MSD

Fonseca lembra a necessidade de aperfeiçoar o acesso a contraceptivos para usuárias de drogas e adolescentes. "De 7,3 milhões de novas mães adolescentes, 2 milhões têm menos de 15 anos, segundo as Nações Unidas."

O Brasil é o segundo maior mercado de contracepção do mundo, atrás dos Estados Unidos. O segmento é o segundo em vendas no país, depois do de analgésicos. Fatura cerca de R$ 2,3 bilhões.

O último anticoncepcional lançado pela MSD há dois meses foi o Stezza, com hormônios similares aos femininos, segundo a empresa, que produz também o anel contraceptivo, o implante e a pílula só com progesterona.

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Novo nome na coleira

Com previsão de fechar o ano sem novas inaugurações, a rede de lojas de produtos para animais de estimação Petz (antiga Pet Center Marginal) investirá R$ 30 milhões na abertura de dez unidades em 2015.

A expansão se concentrará em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, cidades onde a empresa atua.

"Decidimos prorrogar em um ano a ampliação para focar em reestruturações internas e em um crescimento mais sustentável", diz Sergio Zimerman, presidente e fundador da rede, que foi adquirida no ano passado pelo fundo Warburg Pincus.

Leticia Moreira/Folhapress
Sergio Zimerman, presidente e fundador da rede de lojas
Sergio Zimerman, presidente e fundador da rede de lojas

Também serão aportados R$ 5 milhões em alteração de fachadas e comunicação interna das lojas de São Paulo, que ainda operam com o nome antigo.

"A mudança ocorreu porque Pet Center Marginal remetia muito à cidade de São Paulo e hoje já temos operações em outros municípios", explica Zimerman.

Hoje, são 27 pontos em funcionamento, sendo 22 no Estado de São Paulo.

R$ 250 milhões foi o faturamento da rede no ano passado

1.300 m² é a área média de venda de uma loja do grupo

1.300 é o número de funcionários na empresa

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Consumo vitaminado

A América Latina teve a segunda maior taxa de crescimento no mundo na venda de vitaminas e suplementos alimentares nos últimos cinco anos, segundo estudo da Euromonitor International.

O segmento avançou em uma média anual de 4,9% de 2008 a 2013, atrás apenas da região da Australasia, onde a alta chegou a 9% no período.

Editoria de Arte/Folhapress

O Brasil tem a maior parcela do mercado latino-americano, com 32% do total. O aumento do consumo dos produtos por pessoas mais jovens, na faixa dos 30 anos, é um dos motivos para o desempenho no país, segundo o relatório da consultoria.

Entre as nações vizinhas, as que tiveram as maiores taxas de crescimento do setor nos últimos cinco anos foram Equador e Venezuela –6,1% e 5,5%, respectivamente.

A empresa calcula que, até 2018, o mercado de vitaminas e suplementos deverá atingir US$ 5,5 bilhões (R$ 13,5 bilhões) na América Latina.

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Humor alemão

A expectativa dos consumidores alemães com a economia do país se estabilizou em outubro, após duas baixas nos meses anteriores, segundo a consultoria GfK.

O indicador sofreu pouca alteração em relação a setembro (queda de 0,1 ponto), apesar da possibilidade de um avanço pequeno do PIB neste ano, perto de 1%, e de questões externas, como as crises na Síria e no Iraque e a epidemia de ebola na África.

Foram ouvidas 2.000 pessoas para a pesquisa.

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Jeans... Outra marca internacional de moda mais acessível chega ao Brasil. A Carrera, grife italiana de jeans, fundada na década de 60 em Verona, vai abrir no início de 2015 uma loja em São Paulo, nos Jardins.

...italiano A marca será trazida pela MHL. O contrato com a Carrera Itália prevê para os próximos anos cinco lojas da marca em shopping centers de São Paulo, uma no Rio de Janeiro e a abertura de franquias em outras capitais.

Treino... A MSA, multinacional de equipamentos de proteção e de segurança, instalará no Brasil o seu primeiro centro de treinamento contra quedas no mundo. A unidade ficará em Diadema (SP), onde está a fábrica do grupo no país.

...para não cair O local terá simuladores que retratam ambientes de trabalho em altura. O grupo teve receita global de US$ 1,1 bilhão em 2013. No Brasil, o crescimento médio foi de 15% nos últimos cinco anos, segundo a empresa.

Oferta O Alibaba realizará pela primeira vez no Brasil o Festival de Compras 11.11, promoção com o perfil do "Black Friday", idealizada na China para o Dia dos Solteiros.

Editoria de Arte/Folhapress

com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS e ISADORA SPADONI


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