Folha de S. Paulo


Faturamento de farmácias avança 13,7% no primeiro semestre de 2014

Apesar do efeito negativo da Copa do Mundo, as grandes redes de farmácias do país cresceram mais no primeiro semestre deste ano do que no mesmo período de 2013, de acordo com dados da Abrafarma (associação brasileira do segmento).

Com um faturamento de R$ 15,6 bilhões, o setor avançou 13,69%. Nos seis primeiros meses de 2013, a elevação havia atingido 12,04%.

A expansão das companhias segue, há uma década, em dois dígitos, segundo o presidente da associação, Sérgio Barreto.

"O faturamento registrado nos cinco primeiros meses ajudou a manter esse resultado. Só na Copa é que deixamos de crescer", diz Barreto.

Em junho, o segmento registrou uma retração de 5% na comparação com maio.

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A comercialização de medicamentos -que representam 67% do mercado- teve alta de 12,34% no período, com um faturamento de cerca de R$ 10 bilhões.

A linha de itens de beleza e higiene pessoal foi a que mais se expandiu: 16,5%.

"A venda desses itens dão fôlego ao setor, que possui regras rígidas de comercialização", afirma Barreto.

O segmento de não medicamentos detém 32% do mercado e, sozinho, registrou uma receita superior a R$ 5 bilhões no primeiro semestre.

Também avançaram o número de lojas (8,5%) e de funcionários (6,5%).

A Abrafarma representa 42% do mercado, com 29 grandes redes de farmácias.

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Limpeza no Norte

A Bombril, fabricante de produtos de limpeza, planeja a construção de uma nova planta industrial no Pará para atender o Norte do país.

Hoje, os itens da marca vendidos na região são feitos em Abreu e Lima (PE), cidade vizinha de Recife.

"Por mais que tenhamos investido na ampliação da capacidade, a unidade já opera em um ritmo elevado para atender as duas regiões [Norte e Nordeste]", afirma Marcos Scaldelai, presidente da companhia.

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"Estamos trabalhando direto, aos sábados e domingos, o que eleva os custos. Por isso, temos a necessidade da produção no Norte", diz o executivo.

O montante necessário para erguer a unidade é estimado em R$ 75 milhões. A empresa planeja obter parte dos recursos com instituições locais de fomento.

Além da planta pernambucana, que representa cerca de 20% do volume faturado pelo grupo, a Bombril tem outras duas fábricas, em São Paulo e Minas Gerais.

Em 2013, a receita bruta da empresa foi de cerca de R$ 1,6 bilhão, um crescimento de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior.

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Confiança do comerciante cai pelo 12º mês consecutivo

O índice de confiança do comerciante brasileiro recuou pelo 12º mês seguido e atingiu, mais uma vez, o mais baixo patamar da série histórica, de acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

O indicador passou dos 116,5 pontos, registrados em julho de 2013, para 108,4 em julho deste ano -retração de 7%. Quanto maior o número, mais elevada a confiança do empresário do comércio.

Na comparação com junho de 2014, no entanto, a queda ficou em 1%.

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"O índice de confiança é muito influenciado pelo movimento do comércio e a percepção que se tem agora é que o varejo cresce aquém do esperado", diz Fabio Bentes, economista da entidade.

O avanço do comércio atingiu 5% nos cinco primeiros meses deste ano. O segmento supermercadista cresceu 4% no mesmo período e puxou a média para baixo.

O desempenho é considerado fraco pela CNC e a fez reduzir a expectativa de expansão do setor para 2014 de 6% (projeção de janeiro) para 4,4%.

Inflação e recuo do crédito são as principais causas da desaceleração do ritmo de crescimento do comércio.

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Turismo na trave

Metade das agências de viagens do país teve perda nas vendas durante a Copa, de acordo com levantamento feito pelo Ipeturis a pedido do Sindetur-SP (sindicato paulista do setor).

Somente em 13% das companhias consultadas para a pesquisa, a movimentação foi acima do normal. Para 34%, o saldo ficou estável.

Em junho deste ano, as vendas do setor de agenciamento caíram em média 27%, puxadas pelas viagens domésticas, segundo o estudo.

No primeiro semestre, 31% das empresas ouvidas venderam serviços turísticos voltados para o Mundial, como passagens aéreas, hospedagens, pacotes, locação de veículos e seguros viagem.

No mês de junho, a participação média de produtos relacionados à Copa no montante total das vendas das entrevistadas foi de 3,9%.

Em maio, esse percentual foi de 2,3% e, nos meses de janeiro a abril, 1,5%.

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Gerência latina CEO do Groupon Brasil há um ano, Michel Piestun será responsável pelas operações do e-commerce da marca na América Latina a partir deste mês. O executivo é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo.

Chimarrão paulistano O escritório gaúcho Souto Correa Advogados fixará em agosto uma unidade em São Paulo, no complexo do JK Iguatemi. A banca atua hoje em Porto Alegre e Brasília e tem 39 sócios e 80 funcionários.

Migração.... A Bebelu, rede de lanchonetes com 67 unidades no Nordeste do país, irá se expandir neste ano para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, onde ainda não atua. A projeção é alcançar 200 pontos nos próximos dois anos.

...gastronômica A marca de franquias investiu recentemente na ampliação da fábrica, de 780 m² para 12 mil m², e agora possui capacidade para fornecer pão, hambúrguer, molho e outros insumos para até 400 lanchonetes.

com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS e ISADORA SPADONI


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