Folha de S. Paulo


Aluguel corporativo em SP ficará mais caro em 2015

O preço do aluguel de imóveis corporativos na região metropolitana de São Paulo ficará mais alto a partir de 2015, de acordo com projeção da EY (antiga Ernst & Young).

Com a desaceleração no ritmo da construção de novos empreendimentos, a demanda por escritórios deverá superar a oferta em quase 300 mil metros quadrados no próximo ano.

O preço médio do metro quadrado passará dos atuais R$ 120 para R$ 140.

"De 2012 até este ano, o setor teve mais imóveis disponibilizados do que procurados. Isso deverá se inverter a partir de 2015", diz Viktor Andrade, diretor da EY. Para 2014, ainda há um alto volume de estoque a ser consumido, segundo o executivo.

A estimativa é que hoje exista a disposição das empresas 163 mil m² a mais do que o procurado. "O que está no mercado hoje foi formado há três anos, tempo que leva para uma obra ficar pronta."

Com pouco espaço para receber novas construções, o Rio de Janeiro tem comportamento distinto.

"Praticamente tudo que é colocado para locação na cidade é ocupado. Esse cenário deverá mudar ainda neste ano, com a entrega de alguns prédios na região do Porto Maravilha", afirma.

Para o período entre 2014 e 2016, a consultoria projeta um descolamento entre a oferta e a procura de escritórios na cidade e um crescimento na taxa de vacância.

"Os novos imóveis serão rapidamente absorvidos pela demanda reprimida."

*

Dois em um

A Le Postiche, rede de lojas de bolsas, malas e acessórios, vai transferir neste ano seus dois centros de distribuição –um em Vitória e outro em São Paulo– para uma nova unidade em Cajamar (SP).

Com a centralização da logística, a marca pretende otimizar o abastecimento de produtos nas 260 lojas.

"Será um espaço amplo, com 10 mil m², não somente para aumentar a capacidade, como também para facilitar a operação", afirma Alessandra Restaino, presidente da Le Postiche.

"Devemos abrir 40 pontos neste ano, a maioria em shoppings, com foco no interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e regiões Norte e Nordeste."

Com a expansão, a rede estará em todo o país, exceto Rondônia.

70% é a participação da marca própria no faturamento

300 serão as lojas em operação neste ano

*

O que estou lendo: Duilio Calciolari, CEO do Grupo Gafisa

Duilio Calciolari, o principal executivo da construtora e incorporadora Gafisa, lê "Sonho Grande", de Cristiane Correa, sobre a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

"É muito interessante ler, no papel, sobre a trajetória que os transformou em empresários de referência", diz.

"Acompanhei, como executivo em algumas das empresas em que eles tiveram participação, grande parte desses movimentos para implementar essa cultura de meritocracia, valorização de talentos e excelência em gestão", acrescenta.

com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS e ISADORA SPADONI


Endereço da página: