Folha de S. Paulo


'Rock Story' é comédia romântica que não trata o espectador como idiota

Num momento de rebaixamento visível e, creio, intencional da qualidade das novelas da Globo, uma comédia romântica se destaca por simplesmente fazer o básico. Apesar de leve e despretensiosa, "Rock Story", de Maria Helena Nascimento, mostra que é possível produzir bom entretenimento sem tratar o espectador como idiota.

A novela chama a atenção, desde o primeiro capítulo, por um aspecto elementar, hoje moeda corrente mesmo em séries medíocres: os seus personagens não são tipos chapados, exclusivamente bons ou maus. Tanto os protagonistas quanto os "vilões" da trama têm qualidades e defeitos, são contraditórios e multidimensionais.

Como indica o título, "Rock Story" trata do universo musical. O protagonista é Gui Santiago (Vladimir Brichta), um roqueiro famoso dos anos 1980, hoje na fase descendente da carreira. O seu antagonista é um jovem cantor romântico, Leo Regis (Rafael Vitti), cuja carreira é medida pelos "likes" e "curtidas" de suas fãs nas redes sociais.

Por mais simpatia que a autora tenha pelo roqueiro, ele é retratado como um quarentão imaturo, amoroso, mas irresponsável com os filhos, bem-intencionado, mas desastrado nas suas relações sociais.

Já o jovem cantor, de origem humilde, lida mal com a fama e o dinheiro recém-adquiridos, mostra-se um tipo desprezível com as mulheres, mas parece disposto a se tornar uma pessoa melhor.

Entre os dois, está Diana (Alinne Moraes), a personagem mais complexa da novela. Ela trabalha na gravadora decadente do pai, dedicada a artistas do universo do rock, foi casada com Gui e chegou a ser noiva de Leo, até abandoná-lo no altar. Diana comete maldades, como uma típica vilã de novela, mas está o tempo todo em conflito com os próprios atos.

Num momento em que a música sertaneja e o funk ocupam quase todos os programas de TV, inclusive a trilha sonora de novelas, "Rock Story" parece de outro mundo quando põe para tocar Raul Seixas, Mutantes, Secos & Molhados, Milton Nascimento, Legião Urbana, Titãs, Cazuza... Além do pé na nostalgia, a novela não afaga o público mais jovem –o mais desejado pelos executivos da televisão. Ao contrário, o provoca.

O anti-herói Leo Regis tem sido usado como exemplo de comportamentos condenáveis e criminosos. Ferido após ter sido rejeitado por Diana, divulgou fotos íntimas dela na internet. Em outro episódio, agarra uma jovem DJ, sob a justificativa de que ela "deu mole" para ele ao tomar sol na praia sem a parte de cima do biquíni.

O escândalo com a DJ ocorreu depois que Lázaro (João Vicente de Castro), empresário de Leo, combinou com a revista "Famosos" que o cantor passaria uns dias no resort da publicação para melhorar a sua imagem. "E o editor adorou a ideia. Vai ser assim: 'Leo Regis se recompõe depois da separação e do escândalo de vazamento de nudes ao lado do seu clã'. Você vai ganhar cachê por isso, moleque", explica o empresário.

Personagens menos chapados oferecem mais chances aos atores, mesmo em uma comédia romântica sem maiores ambições. Em meio a atores mais qualificados, como Vladimir Brichta, Alinne Moraes e Rafael Vitti estão aproveitando bem esta oportunidade oferecida pela novela.

Exibida na sequência de "Totalmente Demais" e "Haja Coração", duas novelas que fizeram enorme sucesso com propostas bem infantis, "Rock Story" está entrando em sua reta final com boa audiência e, acho, uma missão cumprida.


Endereço da página:

Links no texto: