Folha de S. Paulo


Custo do papel voltará a subir em 2018 e pode deixar livros mais caros

O preço dos dois papéis mais usados no Brasil, o Pólen e o Avena -fabricados pela Suzano e International Paper, respectivamente- vai subir de novo em 2018, entre 8% e 10%, por causa das altas sucessivas no preço da celulose.

É um aumento menor do que em 2016, quando o produto ficou 25% mais caro, mas deve se refletir no valor do livro, que já vinha crescendo. De todo modo, as editoras brasileiras preveem um cenário melhor para 2018, com o faturamento geral voltando a crescer mesmo com livros mais caros. Ou por causa deles.

Divulgação
Detalhe da capa de 'A Pedra' (Lote 42), de Yuri Pires, premiada com o HOW Design Awards; no projeto de Gustavo Piqueira, cada exemplar levou uma 'pedrada'
Detalhe da capa de 'A Pedra' (Lote 42), de Yuri Pires, premiada com o HOW Design Awards; no projeto de Gustavo Piqueira, cada exemplar levou uma 'pedrada'

Melhora A previsão mais otimista para 2018 também tem a ver com melhora na Livraria Cultura, depois da compra da Fnac. Editores de grandes casas consultados pela coluna dizem que a rede voltou a honrar seus compromissos. Desde ano passado, a livraria vinha atrasando pagamentos e tentando renegociar dívidas já parceladas.

Distopia Com a redescoberta mundial de Margaret Atwood depois das séries "The Handmaid's Tale" e "Alias Grace", a Rocco relança mais dois livros da autora com novos projetos: "Oryx e Crake" e "O Ano do Dilúvio". Os dois fazem parte de um trilogia, que se completa com "MaddAddam", que vai sair pela primeira vez no Brasil.

Distopia 2 Como em "O Conto da Aia", a autora traça na série uma distopia passada em um futuro pós-apocalíptico próximo com criaturas biologicamente modificadas.

Novidade A partir de janeiro, a revista on-line "São Paulo Review" também será uma editora. A nova casa lançará um livro de autor brasileiro por mês. Os dois primeiros títulos são "O Incêndio", de Alexandre Staut, e "Epilepsia - Uma Fábula", estreia do bailarino Samuel Kavalerski na literatura.

Tudo Depois de Shakespeare, a Nova Aguilar prepara mais três caixas com obras completas. Os autores serão Aluísio Azevedo, Edgar Allan Poe e Dostoiévski.

Póstumo A Biblioteca Azul tem no prelo "Johnny Panic and the Bible of Dreams - and Other Prose Writing", livro póstumo de Sylvia Plath inédito no Brasil. O volume reúne 22 contos, cinco ensaios e fragmentos dos diários da autora.

Escravidão O historiador Luiz Felipe Alencastro terá seu livro "O Trato dos Viventes" publicado nos Estados Unidos. Além disso, o pesquisador prepara uma edição atualizada do livro, a sair pela Companhia das Letras, com dados mais completos sobre o tráfico negreiro.

Escravidão 2 O autor também prepara um segundo volume, que vai se chamar "O Fardo dos Bacharéis", que vai tratar dos séculos 18 e 19.


Endereço da página: