Folha de S. Paulo


Perguntas e respostas

Uma conversa com João Cabral de Melo Neto, em sua maior parte inédita, chegará às livrarias em 2018, pela Autêntica. O livro, ainda sem título, traz a entrevista feita pelo diretor Bebeto Abrantes para o documentário "Recife-Sevilha" (2002), pouco antes de o poeta morrer.

Originalmente, o material tinha quatro horas e meia e foi condensado no filme de 52 minutos. Transcrita, a gravação resultou em mais de cem laudas. Nela, o poeta diz uma frase tipicamente cabralina: "Temos de escrever sobre copo de água, não emoção ou saudade".

Prosa Paulo Henriques Britto escreveu um posfácio inédito para a nova edição de "O Som e a Fúria", de William Faulkner, sobre os desafios de traduzir o livro, que faz parte do espólio da Cosac Naify. O texto sai na nova edição da obra, pela Companhia das letras.

Mais prosa Treze anos depois de seu último livro de prosa, "Paraísos Artificiais", Britto fechou contrato com a Companhia para um novo livro de contos, a sair ano que vem.

E verso Sua tradução de "O Imperador do Sorvete e Outros Poemas", de Wallace Stevens, aliás, chega às livrarias em novembro, pela mesma editora. Britto também escreveu um novo volume de poesia, a sair em 2018.

Negócios Os rumores de que a Fnac havia injetado dinheiro na sua operação brasileira antes de ela ser assumida pela Livraria Cultura estão confirmados.

Negócios 2 A Fnac é uma empresa de capital aberto. O seu relatório de resultados sobre o primeiro semestre, divulgado para seus investidores, mostra que a multinacional "capitalizou" a operação brasileira em €36 milhões (R$ 132 milhões) antes de pular fora.

Reino invisível Os poetas Alberto Pucheu e Daniele Magalhães disponibilizarão, na internet, um minidocumentário com o autor paraense Vicente Franz Cecim. Ele é o criador, em seus livros, de uma região imaginária chamada Andara.

As Perguntas
Antônio Xerxenesky
l
Comprar

Lá fora Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel, e Sergio Cohn, da Azougue, estão abrindo juntos uma editora nova em Portugal, a Oca, voltada para a difusão da cultura e do pensamento brasileiros.

Lá fora 2 A editora será lançada em outubro, no Festival Literário Internacional de Óbidos e na Feira de Frankfurt. Entre seus primeiros livros, está uma série de antologias de poetas brasileiros, como Roberto Piva e Guilherme Zarvos, e uma coleção de ensaios.

Lá fora 3 "Perguntas", livro recém-lançado de Antônio Xerxenesky, teve os direitos comprados pela editora francesa Asphalte. É a mesma que já havia comprado "Areia nos Dentes", outro livro do autor.


Endereço da página:

Links no texto: