Folha de S. Paulo


Luís Roberto Barroso, ministro do STF, 'julga' assassinato de Júlio César

Evaristo Sá - 20.jun.2017/AFP
Brazilian Judge Luis Roberto Barroso attends a session of the Federal Supreme Court on June 20, 2017 in Brasilia. The court is considering a new arrest warrant against secluded senator Aecio Neves of the Brazilian Social Democracy Party (PSDB), who is accused of having received bribes from the owners of meat processing global giant JBS.
O ministro Luís Roberto Barroso em sessão no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso vai analisar o assassinato de Júlio César na peça de Shakespeare sobre o político romano.

A análise, à luz dos nossos tempos, estará em "Ele, Shakespeare, por Nós, os Advogados", que a Edições de Janeiro prepara para este semestre.

Barroso analisa o momento em que Brutus justifica o assassinato para uma multidão, dizendo que César conspirava contra a democracia. Em seguida, Marco Antônio defende César para a mesma plateia e a faz mudar de ideia.

Barroso analisa, então, o poder de sedução da sociedade pela linguagem -e diz que o juiz deve estar isento dessa sedução, porque o apoio público é volúvel.

O livro traz ainda análises de juízes e advogados como Andrea Pachá, Gilberto Giusti e Joaquim Falcão.

Usando o método socrático de conduzir o raciocínio por perguntas, Falcão examina o impeachment de Dilma Rousseff à luz da peça "Ricardo 2º". Ele analisa o tipo de responsabilidade em relação a seus súditos tem um rei que justifique seu afastamento, mesmo investido da graça de Deus (leia-se, o voto popular).

Divulgação
Ilustracao de Mary Shepard para Mary Poppins, que a zahar lanca em breve
Ilustração de Mary Shepard em 'Mary Poppins', de P.L. Travers, que a Zahar lança este mês em edição comentada

Loira suicida A Companhia das Letras comprou os direitos de "Suicide Blonde", de Darcey Steinke, texto cru sobre a procura de uma mulher pelo êxtase nas drogas e no sexo. O livro tem prefácio de Maggie Nelson, que compara Steinke a Georges Bataille.

Loira suicida 2 Aliás, quase ao mesmo tempo, no ano que vem, a editora publicará "História do Olho", do autor francês. Faz parte do espólio da antiga Cosac naify.

Dói quando respiro O crítico de arte Adolfo Montejo Navas prepara, para a Ubu, o "Breve Dicionário Hipocondríaco", com verbetes que refletem sua angústia quanto às moléstias do corpo. Veja alguns deles:

ERRO MÉDICO: Crime perfeito com testemunhas.

FARMÁCIA: Parque temático das bulas.

FUNERÁRIAS: Estabelecimentos que permanecem sempre abertos em atenção ao cliente. Apaixonados pela cor negra e as coroas de flores com desenhos geométricos.

HOSPITAL: Catedral da dor onde os fiéis acodem à força para rezar.

SAÚDE: Oásis, miragem do deserto.


Endereço da página: