Folha de S. Paulo


Cordel narra encontro imaginário de Jon Snow com Lampião no inferno

Reprodução
Capa do cordel 'A Chegada de Jon Snow ao Inferno', de Astier Basílio
Capa do cordel 'A Chegada de Jon Snow ao Inferno', de Astier Basílio

É um encontro entre o pop e a cultura popular. Enquanto os fãs esperam a nova temporada de "Game of Thrones", um cordel inspirado no universo de George R.R. Martin começa a circular na Paraíba.

"A Chegada de Jon Snow ao Inferno", de Astier Basílio, conta o que teria acontecido ao cabra mais valente de Westeros enquanto esteve morto. E, no submundo, o primeiro que ele encontra é Lampião. "O sertão é um Westeros/ Winterfell é o Nordeste", diz o cangaceiro. Com referências da "Divina Comédia", o cordel promove o encontro entre o universo da série e os mitos nordestinos.

Cordel Além do cangaceiro, Jon Snow encontra Ned Stark e outros personagens que já morreram na série. No inferno do cordel, Jon é condenado a ver a cena de sua morte se repetir eternamente.

Flip Josely Vianna Baptista, que apresentará o videopoema "Nada Está Fora do Lugar" em Paraty, fechou uma parceria com a cineasta e ativista Yasmin Thayná para o projeto. Ela vai cuidar da montagem.

Flip 2 A revista "Pessoa", voltada para a literatura em língua portuguesa, terá uma programação própria na festa literária pela primeira vez, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Futura. Na agenda, estarão autores, editores e jornalistas de países lusófonos.

Flip 3 A programação paralela ganha mais uma casa, a Paratodos, parceria dos selos Demônio Negro e Edith com as editoras Hedra e Nós. Entre os autores convidados, estão Carol Rodrigues e Robson Viturino.

Troféu O Prêmio Pólen de Literatura, que vai selecionar um livro para ser publicado pela Arqueiro, selo da Sextante, recebeu 220 inscrições. O vencedor será anunciado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que começa em 31 de agosto e vai até 10 de setembro.

Entrevistas A Autêntica lança em breve uma seleção com as melhores entrevistas publicadas na revista "Cult", que comemora seus 20 anos de existência.

Cosac Como parte do espólio da Cosac Naify, a Sesi-SP Editora prepara para breve "A Coisa Mais Próxima da Vida", de James Wood, um dos principais críticos literários americanos.

Cosac 2 No livro, o crítico da revista "New Yorker" trata das relações entre a literatura e a vida, passando por obras como "O Beijo", de Tchékov, e "Os Emigrantes", de W.G. Sebald. Ao mesmo tempo, a Sesi-SP prepara o relançamento de "Como Funciona a Ficção", também do autor, que havia saído pela Cosac.

Poesia A editora 34 lança, em breve "Esta Vida", uma antologia poética de Raymond Carver, com seleção e tradução do editor Cide Piquet.


Endereço da página: