Folha de S. Paulo


Cartas inéditas de Pedro Nava e Drummond serão publicadas

Nos 30 anos da morte do poeta, as cartas inéditas –e os cartões-postais, os bilhetinhos afetuosos, poemas de ocasião– trocadas entre Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava serão publicadas.

A edição, que chega às livrarias em julho pela Bazar do Tempo, foi organizada pelas pesquisadoras Eliane Vasconcelos e Matildes Demetrio dos Santos.

O livro tem o título de "Descendo a Rua da Bahia", em referência à rua de Belo Horizonte onde ficava o Bar do Ponto, local onde os amigos se encontravam. E onde hoje há uma estátua dos dois.

No total, são cerca de 60 documentos reunidos no livro, com projeto gráfico de Victor Burton e posfácio de Humberto Werneck, que trabalha em uma biografia do poeta.

A correspondência vai de março de 1926 a novembro de 1983, e as organizadoras criaram uma série de notas de rodapé contextualizando cada um dos papéis. A pesquisa também incluiu uma série de fotos nunca publicadas.

Entre os achados está uma carta de Drummond com sugestões de mudanças em "Baú dos Ossos", de Nava. O lançamento será em Itabira, cidade do poeta.

Booker A Todavia comprou os direitos de "Human Acts" e "The Vegetarian", da sul-coreana Han Kang, que ganhou o Man Booker International Prize ano passado.

Outro lado Na semana passada, a coluna publicou a notícia de que, segundo a biografia de Lima Barreto a ser lançada por Lilia Moritz Schwarcz, Machado de Assis teria sido incluído artificialmente na foto histórica da missa pela abolição da escravatura.

Outro lado 2 Em reação, o Instituto Moreira Salles, detentor da imagem, afirma não haver evidência de manipulação na fotografia. Diz ainda que a inclusão de personagens nela seria impossível sem deixar vestígios.

Outro lado 3 A historiadora Lilia Moritz Schwarcz diz não assegurar, em sua biografia de Lima Barreto, que a imagem tenha sido manipulada ou que Machado de Assis, incluído artificialmente ali.

Outro lado 4 Tudo que sua investigação permite "supor", afirma, é que "é possível ter havido manipulação" na foto. E que Machado não é alvo da sua pesquisa.

Outro lado 5 A Companhia das Letras afirma que o trecho enviado à coluna sobre o assunto, que sugeria uma montagem sem citar Machado especificamente, não era a versão final. Nesta, o texto se refere à foto como "fonte incontestável". O trecho final pode ser lido no site da coluna.


Endereço da página: