Folha de S. Paulo


Antonio Candido deixou texto inédito para homenagem a Alfredo Bosi

Júlia Moraes/Folhapress
O crítico literário Antonio Candido, que relança
O critico literário Antonio Candido, em 2006

Antes de morrer, o crítico literário Antonio Candido deixou um texto inédito por ser publicado. O ensaio, intitulado "Os Caminhos da Leitura - Notas para Saudar os Oitenta Anos de um Crítico Ilustre", sairá em um volume em homenagem a Alfredo Bosi, que foi aluno de Candido.

No texto memorialístico, o crítico fala de suas primeiras leituras de Proust, além de outros escritores. A edição é organizada por Augusto Massi, Erwin Torralbo Gimenez, Marcos Mazzari e Murilo Marcondes de Moura.

Divulgação
Ilustração de André Neves para
Ilustração de André Neves para "A Superlua", livro infantil que o autor paulista João Anzanello Carrascoza lança em breve pela editora Nós

Crédito

Haverá uma expansão do Cartão BNDES, serviço de crédito que o banco oferece às editoras. Em vez de só poder financiar a impressão e a compra de papel, como até aqui, o cartão poderá ser usado para outros serviços editoriais, como revisão e preparação de texto, tradução, ilustração e projeto gráfico, entre outros.

O cartão também pode ser usado para a digitalização, porque a ideia é estimular a conversão em e-books de obras que só existem em versão impressa. A expectativa do BNDES é que sejam movimentados R$ 52 milhões ao ano com o cartão. O banco deve fazer o anúncio em breve.

Vida A pesquisa de produção e vendas do mercado editorial brasileiro, feita sob encomenda do Sindicato dos Editores e pela Câmara Brasileira do Livro, a ser divulgada na próxima quarta (17), mostrará um aumento expressivo do número de biografias editadas no país.

Vida 2 Realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o levantamento mostra uma alta de 22,5% na publicação de livros do tipo. Eles saltaram de 4,1 milhões para 5,1 milhões de exemplares.

O horror! O horror! As obras premiadas pelo último Bram Stoker Award, troféu voltado às histórias de horror, já têm uma editora no Brasil.

O horror! O horror! 2 "The Fisherman" (melhor romance), de John Lagan, e "The Doll-Master and Other Tales of Terror" (melhor coletânea de contos), de Joyce Carol Oates, tiveram os direitos comprados pela Darkside Books.

Vou voltar Jojo Moyes, que passou a última semana no Brasil, disse que vai transformar uma personagem em brasileira no terceiro livro da série "Como Eu Era Antes de Você" (Intrínseca). A autora, que ainda está escrevendo, planeja voltar ao país em 2018 para pesquisas.

Romance "Acre", novo livro de Lucrecia Zappi, sairá pela editora Todavia.


Endereço da página: