Folha de S. Paulo


Ricardo Lísias é autor de livro assinado com pseudônimo Eduardo Cunha

Eduardo Knapp - 15.abr.11/Folhapress
Ricardo Lísias, investigado pela PF por 'documentos judiciais' que criou para sua obra
O escritor Ricardo Lísias

O autor do livro "Diário da Cadeia" (Record), assinado com o pseudônimo Eduardo Cunha, que teve sua circulação proibida por uma liminar e foi liberado nesta quinta (20), é o escritor paulista Ricardo Lísias.

A Record vinha mantendo em segredo a real identidade do autor. Mas, na mesma liminar que proibiu o livro, foi obrigada a revelar o nome dele nos autos do processo até segunda (17). Como a casa só conseguiu derrubar a decisão agora, precisou fazê-lo para não pagar uma multa de R$ 400 mil reais por dia.

Procurados, o Lísias e seu editor, Carlos Andreazza, não quiseram comentar o assunto. "Não posso comentar sobre o autor, o importante é que a obra está livre. E ela se sustenta como obra de ficção", diz Andreazza.

A coluna apurou que a ideia do projeto foi do próprio escritor, que preferiu procurar uma editora diferente da sua original, a Objetiva. A obra se relaciona ao resto dos livros de Lísias, que costuma abordar os disfarces literários, e traz pistas sobre sua autoria real.

A liminar que proibiu a circulação da obra foi dada pela juíza Ledir de Araújo, da 13ª Vara Cível do Rio de Janeiro, depois de pedido dos advogados do verdadeiro Eduardo Cunha, preso em Curitiba. O desembargador Augusto Alves Moreira Junior, da 8ª Câmara Cível, derrubou a liminar dizendo tratar-se de uma obra de ficção -e que a liberdade de expressão deve "preponderar".

#Ocupa O Itaú Cultural inaugura, dia 3 de maio, a Ocupação Conceição Evaristo, em homenagem à escritora mineira que é um dos principais nomes da literatura contemporânea no Brasil.

#Ocupa 2 Haverá exposição de vídeos e fotografias da vida da autora nascida em uma favela mineira, filha de uma lavadeira. Entre as fotos, um retrato antigo da primeira comunhão da autora, em 1954.

Santo nome A Ubu assinou contrato com o Fondo de Cultura Económica, do México, para uma nova edição de "Sor Juana Inés de la Cruz - As Armadilhas da Fé", biografia que Octavio Paz fez da poeta mexicana.

Pesquisa A Biblioteca Nacional edita em abril uma nova leva de livros resultantes de bolsas de pesquisa realizadas na instituição, além de obras raras do seu acervo.

Pesquisa 2 No grupo, estão "Dois Dedos de Prosa - O Cotidiano Carioca", de Julia Lopes de Almeida, e "150 Anos de Música no Brasil - 1810/1950", de Luís Heitor.

Crime O professor e escritor Flávio Aguiar lança pela primeira vez um romance policial. "O Legado de Capitu" sai pela e-galáxia, em formato e-book. O detetive da história é um professor aposentado que recebe um pedido de ajuda de um policial para apurar um desaparecimento.


Endereço da página: