Folha de S. Paulo


Pesquisador encontra versão perdida de conto de Lima Barreto

Divulgação
Literatura: o escritor Lima Barreto (1881-1922), autor do romance
Lima Barreto, fotografado no hospital psiquiátrico Pedro 2º, no Rio, em 1919

O pesquisador Felipe Botelho Corrêa, do King's College, encontrou uma versão inédita de "A Nova Califórnia" (1911), um dos contos mais importantes de Lima Barreto. A descoberta foi feita na biblioteca nacional australiana.

Até agora, só se conhecia o manuscrito, guardado na Biblioteca Nacional brasileira, e a primeira versão em livro, no anexo de "Triste Fim de Policarpo Quaresma". A versão, com três parágrafos a mais, foi publicada na "Revista Americana", organizada pelo barão do Rio Branco.

O conto é famoso por ter inspirado a novela "Fera Ferida", de Aguinaldo Silva, nos personagens e na cidade onde se passava, Tubiacanga. Como Lima Barreto escrevia sob encomenda para a imprensa, o achado permite saber o "endereço" do texto.

"A revista representava o pan-americanismo [que marcava a política externa do país]. E o Lima mostrava o Brasil como a Califórnia, abordando o arrivismo e a questão do novo rico", diz Corrêa, que lança um livro sobre o autor em julho, pela e-galáxia.

Marianne Barcellona/Divulgação
A feminista americana Gloria Steinem, que lanca o livro Minha Vida na Estrada, pela Record Credito Marianne Barcellona/Divulgacao
A ativista americana Gloria Steinem, em foto do livro "Minha Vida na Estrada" (Bertrand Brasil), em que narra suas viagens como jornalista e militante

Visita A britânica Jojo Moyes, a autora mais vendida do Brasil em 2016, com quase 2 milhões de exemplares comercializados, virá ao Brasil em maio.

Visita Moyes fará duas sessões de autógrafos, uma no Rio e outra em São Paulo, restritas a 200 fãs apenas. Publicada pela Intrínseca, ela já anunciou mais um volume da série iniciada com o livro "Como Eu Era Antes de Você".

Lá fora "O Tribunal da Quinta-Feira" (Companhia das Letras), de Michel Laub, será publicado na Noruega e na França. Já "A Maçã Envenenada", seu livro anterior, sai em junho no Reino Unido.

Má oê! Este ano o leitor terá acesso a duas biografias de Silvio Santos. A Companhia das Letras já havia anunciado uma para este ano, escrita pelo jornalista Ricardo Valladares. Já a Matrix lança uma agora em abril, de Fernando Morgado.

Assinatura O Kindle Unlimited, sistema de assinatura de livros da Amazon, fechou acordo com duas editoras para incluir 250 títulos novos na plataforma.

Assinatura 2 O acordo incluirá 190 livros da Record, como "A Cor Púrpura", de Alice Walker, e outros 60 da Novo Conceito, como "Diário de um Adolescente Apaixonado", de Rafael Moreira.


Endereço da página: