Folha de S. Paulo


Submarino quer editoras com 'loja própria' em seu site

A B2W, que vende livros nos sites Submarino e Lojas Americanas, tem sentado à mesa com editores para implantar no Brasil um método de vendas comum lá fora, mas ainda inédito no mercado editorial daqui.

Em vez de manter estoques, a ideia é que cada editora passe a ter uma loja própria dentro dos sites -e a B2W passaria atuar, dessa maneira, como uma espécie de transportadora.

Em tese, sem a consignação, as margens de cada editora aumentariam -assim como os custos-, já que a empresa de e-commerce a princípio ficaria com 20% de cada operação. Mas, segundo a coluna apurou, a empresa ainda cobraria editores por ações de marketing, como envio de malas-diretas.

Como prova da mudança, a B2W reduziu drasticamente suas compras de livros desde novembro.

As editoras, que precisarão montar uma estrutura de informática para dar conta da operação, ainda não decidiram se acham a medida boa ou ruim.

Divulgação
Ilustracao de Cadao Volpato em seu novo livro, Discos do Crepusculo, que sai pela editora Numa Credito Divulgacao
Ilustração de Cadão Volpato para seu novo livro, 'Os Discos do Crepúsculo' (Numa), com contos que celebram o cenário musical dos anos 1980

Pescoço A coluna já desconfia que o autor português Gonçalo Tavares tenha uma máquina taquigráfica em casa, dada a quantidade de livros que ele lança (em 2004, seu pico, foram seis lançamentos). O próximo, 'O Torcicologista, Excelência', pela Dublinense, sai em abril.

Pátria lusa O novo romance do moçambicano José Eduardo Agualusa, "A Sociedade dos Sonhadores Involuntários", sairá no Brasil pela Tusquets. A casa também publicará um romance inédito do autor em 2018 e vai reeditar outros dois livros seus. A ideia é reunir no selo da Planeta toda a obra de Agualusa, que foi publicada de forma dispersa no Brasil.

Coreia A Estação Liberdade tem no prelo "Mitos da Tartaruga Dourada", clássico coreano do século 15, escrito cortesão Kim Si-seup. A tradução, a introdução e as notas são da professora de coreano da USP Yun Jung Im.

Vida após a morte A Ubu vai reeditar mais dois volumes do catálogo da extinta Cosac Naify: a "Odisseia", de Homero, e "Conversas com Kubrick", de Michel Ciment.

Conto A independente Zouk lança em breve "Contos Holandeses", com organização, apresentação e tradução de Daniel Dago, com autores como Hildebrand, Multatuli e Jacobus van Looy, entre outros.


Endereço da página: