Folha de S. Paulo


O mapa do caminho

O Instituto Pró-Livro começa, a partir de abril, a fazer um grande mapeamento das iniciativas –pelo poder público e pela sociedade civil– de incentivo à leitura pelo país.

A Plataforma Pró-Livro, on-line, vai permitir o cadastro, divulgação e leitura de pesquisas, projetos e programas de difusão do livro, além de oferecer uma ferramenta para que os responsáveis por cada iniciativa troquem experiências sobre o assunto.

O portal servirá ainda para selecionar projetos para o prêmio que a entidade concede.

É fogo A conferência anual que os brasileiros na Universidade de Harvard e no MIT organizam sobre o país, nos dias 7 e 8/4, nunca teve uma programação tão quente. Para começar, as palestras principais terão Dilma Rousseff e Sergio Moro (Jorge Paulo Lemann e Armínio Fraga também participam).

Foi chamado ainda o procurador Deltan Dallagnol, que debaterá com Marcelo Freixo (PSOL-RJ). A lista segue: Fernando Haddad, Gilberto Gil, Marina Silva, ACM Neto, Luiza Trajano, o ministro do Supremo Luís Roberto Barroso, o ex-secretário de segurança do RJ José Mariano Beltrame –e o violonista Yamandu Costa.

De todo mundo A editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, prepara uma coleção de volumes com seletas de autores brasileiros em domínio público, realizada por escritores e críticos.

De todo mundo 2 Os dois primeiros serão Machado de Assis, com organização de Luiz Ruffato, e Lima Barreto, com organização de Flora Süssekind. Os dois também publicam ensaios explicando o recorte na obra de cada autor. A coleção é coordenada por Schneider Carpeggiani.

Novo teto Quem andou reclamando que a obra do espanhol Enrique Vila-Matas havia ficado jogada ao vento, com o fim da Cosac Naify, já pode ficar tranquilo. A Companhia das Letras –"Por enquanto", diz o editor Emílio Fraia– vai reeditar "Bartleby e Companhia" e vai publicar o romance mais recente do autor, "Mac y Su Contratiempo".

Novo teto 2 A casa também comprou os direitos de "La Novela Luminosa", livro póstumo do uruguaio Mario Levrero. Ainda não há datas de publicação para os dois livros.Açúcar O best-seller português Pedro Chagas, dono de um estilo cheio de frases de efeito sobre o amor, lança no país "Prometo Perder", pela Verus, e sai em turnê por aqui a partir de abril.


Endereço da página: