Folha de S. Paulo


Contos completos de Dostoiévski, com inéditos no país, chegam às livrarias

Como parte das comemorações pelos seus 25 anos de existência, a editora 34 prepara um catatau com os contos completos de Dostoiévski, todos em tradução direta do russo -e alguns deles ainda inéditos no Brasil.

São textos que datam de 1846 a 1880, o primeiro e o último ano da carreira do russo. A edição inclui novelas curtas e histórias autônomas dentro de romances, além de peças jornalísticas de viés ficcional. Na lista, está "Domovoi", conto inacabado descoberto após a morte do autor.

Divulgação
Ilustração de Édouard Manet para o poema 'O Corvo', de Edgar Allan Poe, que será lançado pela editora Barbatana

Romênia Depois de ser publicado pela finada Cosac Naify e pela Carambaia, o romeno Max Blecher (1909-1938) terá uma coletânea de textos curtos lançados pela Zazie Edições, que disponibiliza os livros gratuitamente em seu site (zazie.com.br). A tradução é de Fernando Klabin.

República Tcheca Na mesma coleção, sairá "Sobre a Beleza das Imagens Feias", ensaio de Max Brod, de 1913.

Argentina A casa ainda lança "Sobre Arte Contemporânea", ensaio de César Aira. E também um volume com quatro ensaios sobre a obra do argentino, organizado por Laura Erber e Victor da Rosa.

A sete palmos A Darkside Books tem no prelo "O Segredo dos Corpos", do legista americano Vincent Di Maio, escrito em parceria com o escritor Ron Franscell.

A sete palmos 2 O legista disseca alguns casos famosos nos quais trabalhou. Como quando, em 2012, a pedido dos biógrafos do artista, investigou a morte de Van Gogh e sustentou que o artista foi assassinado -e não teria cometido suicídio, como diz a história oficial.

Dadá O poeta Chacal embarca em abril para Zurique, onde se apresenta no Cabaret Voltaire, taverna centenária que foi o epicentro do dadaísmo.

Verso São Paulo recebe, nos dias 24 e 25/3 a feira Desvairada, que reunirá 24 editoras independentes voltadas para a poesia, com debates, leituras e oficinas.

Verso 2 Organizada por Leonardo Gandolfi, Marília Garcia, Fabiano Calixto e Tiago Marchesano, o evento reunirá poetas como Reuben da Rocha, Augusto Massi e Júlia Hansen, entre outros.

Dia do indie A Livraria Cultura vai aderir ao Indie Book Day (18/3), evento internacional em que livrarias dão destaque a edições independentes. A rede vai promover os livros não só no dia, mas durante toda a semana, de 13 a 19/3.


Endereço da página: