Folha de S. Paulo


Padre que roubava da Igreja para comprar livros terá obra publicada

A menina que roubava livros seria uma ladra de galinhas perto da história de Johann Georg Tinius. Padre no século 18 e 19, ele era tão apaixonado por livros que passou a desviar dinheiro da igreja para comprá-los e, depois a cometer roubos e assassinatos.

O padre conseguiu montar uma lendária biblioteca teológica e linguística, mas acabou preso. Sem citar a vida bandida, ele ainda deixou o livro "A Vida Notável e Instrutiva", sua autobiografia, que será lançada pela Ateliê Editorial e pela Editora Sesc.

A obra faz parte de uma coleção dedicada à bibliofilia que as duas casas começam a lançar este ano.

Por enquanto, há pelo menos nove lançamentos previstos, como uma edição com o verbete "livro", da "Enciclopédia", de Diderot e D'Alembert.

Também vêm por aí "O que é um Livro", de João Adolfo Hansen, e "O Bibliômano", do Charles Nodier (1780-1844), bibliotecário francês e autor de literatura fantástica. Ainda está prevista uma obra sobre as bibliotecas de Napoleão, entre outros livros.

Coleção de Arte da Cidade/CCSP/Divulgação
Tarsila do Amaral Pão de Açúcar, 1925 Nanquim sobre papel 11,7 x 18,0 cm Créditos: Coleção de Arte da Cidade / Centro Cultural da Cidade de São Paulo / SMC / PMSP Fotógrafo: João Mussolin Neto
Desenho de Tarsila do Amaral feito para livro de Oswald de Andrade

Rivais O CCSP (Centro Cultural São Paulo) vai inaugurar uma sala temática dedicada a Mário e Oswald de Andrade, com itens do seu acervo, como os desenhos que Tarsila do Amaral fez, em 1925, para o livro "Pau-Brasil", de Oswald (veja acima).

Rivais? A abertura será o esquenta para a Semana MariOswald - Cem Anos de Uma Amizade, que o CCSP realiza em abril.

Hermano No dia 3/3, o CCSP também faz um debate sobre o escritor argentino Ricardo Piglia, com exibição do documentário "324 Cuadernos", sobre o autor.

Palestra O fenômeno editorial do filósofo Mario Sergio Cortella pode ser medido pelo valor de suas palestras. O Ministério das Minas e Energia contratou o autor para dar uma delas aos funcionários da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no dia 4/12 deste ano, por R$ 41.610.

We can do it! A Intrínseca comprou os direitos do novo livro de Jennifer Egan, "Manhattan Beach", que conta a história de uma personagem que deseja ser a primeira mulher mergulhadora de um estaleiro.

Bienal FML Pepper, fenômeno revelado na plataforma de autopublicação da Amazon, publicará o romance "Treze" pela Galera Record. O livro será lançado na Bienal do Rio.


Endereço da página: