Folha de S. Paulo


'Diário de Anne Frank' sai com 'RG' de 'Minha Luta', de Adolf Hitler

É estranha a edição de "O Diário de Anne Frank" que chega às livrarias ainda neste mês pela editora Geek (já à venda em bancas). O ISBN do volume, espécie de RG do livro, corresponde a "Minha Luta", libelo nazista de Hitler, lançado pela mesma casa.

Não há muitas informações na internet sobre a editora, que já publicou mangás e uma revista para amantes de armas. Seu endereço registrado na Junta Comercial de São Paulo corresponde a uma oficina mecânica com uma casa aos fundos, em Guarulhos.

Fábio Kataoka, editor da Geek, diz que o diagramador se confundiu e inverteu os ISBNs, e o número certo do "Diário..." acabou saindo na edição de "Minha Luta.

Kataoka diz que sua edição se baseia na versão original escrita por Anne, e não na organizada pelo pai dela, Otto, ainda protegida por direitos autorais. Mas afirmou não lembrar quem a traduziu.

Ele explicou que a empresa ficou inativa por três anos, por isso o telefone pelo qual a coluna tentava contato agora dá numa loja de calçados.

Divulgação
Foto de Fernando Lemos no livro Fotografia & poesia (afinidades eletivas Fotografia & poesia (afinidades eletivasFotografia & poesia (afinidades eletivas), de Adolfo Montejo Navas, Credito Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Fotografia de Fernando Lemos no livro 'Fotografia & Poesia (Afinidades Eletivas), ensaio de Adolfo Montejo Navas que será lançado pela editora Ubu

Ainda Anne A Autêntica também lança uma edição em quadrinhos do "Diário...", pelo selo Nemo, assinada por Mirella Spinelli. Editor do selo, o francês Arnaud Vin afirma que também trabalhou com a versão original, e não a de Otto.

Ainda Anne 2 Arnaud diz que consultou a francesa Editions du Soleil, que também fez uma adaptação para HQ, e foi informado de que na França não houve problemas com a Anne Frank Fonds, fundação suíça que detém os direitos das versões de Otto Frank e da mais nova, de Mirjam Pressler.

Todorov O filósofo búlgaro Tzvetan Todorov, morto nesta semana, tinha uma visita marcada ao Brasil em junho. Ele viria para o lançamento de seu livro "Diante do Extremo", que a editora da Unesp lançaará no meio do ano.

É primavera A Printemps Littéraire Brésilien, organizada pela Universidade de Sorbonne com curadoria de Leonardo Tonus, vai de 21/3 a 5/4 em cinco cidades europeias além de Paris. Entre os convidados, estão Estevão Azevedo, Marcelo Maluf e Rafael Gallo, entre outros.

Vermelho A Boitempo e o Sesc organizam um seminário de quatro dias, em setembro, para debater os cem anos da Revolução Russa. Mas já neste mês serão realizados ciclos de palestras como "esquenta".


Endereço da página: