Folha de S. Paulo


Foto inédita de Machado de Assis é encontrada por pesquisador; veja

Divulgação
Foto desconhecida de Machado de Assis tirada em 1880 e encontrada nos arquivos da ABL
Foto desconhecida de Machado de Assis tirada em 1880 e encontrada nos arquivos da ABL

O pesquisador independente Felipe Rissato, especializado em Machado de Assis, encontrou uma foto inédita do Bruxo do Cosme Velho, tirada em 1880 no estúdio de Isnley Pacheco -o fotógrafo oficial do imperador Dom Pedro 2º e sua família.

A imagem foi feita na mesma sessão em que outra foto já conhecida do autor foi tirada -mas com ângulo e pose diferentes. Nas duas, é possível ver Machado com 40 anos.

Reprodução
Desenho de Machado Assis feito por Augusto Off e estampado na capa do n° 2 da revista Penna & Lapis, de 10 de junho de 1880
Desenho de Machado Assis feito por Augusto Off e estampado na capa do n° 2 da revista Penna & Lapis, de 10 de junho de 1880

O retrato recém-descoberto nunca foi publicado, mas serviu de inspiração para um famoso desenho que Augusto Off, que saiu na capa da segunda edição da revista "Penna e Lapis", em 1880.

A descoberta de Rissato, que ano passado já havia identificado uma crônica anônima como sendo de Machado, estará na nova edição da revista da Academia Brasileira de Letras -em cujo arquivo a foto inédita foi achada.

Com a publicação, Rissato conclui uma pesquisa iconográfica que fazia sobre o autor carioca havia meses. Ele reuniu 38 fotografias de Machado de Assis.

HQs A Veneta prepara uma tradução de "Unflatenning", do americano Nick Sousanis, uma pesquisa de doutorado escrita em forma de quadrinhos publicada pela editora da Universidade de Harvard em 2015.

HQs 2 O autor vem ao país em agosto, para a quarta edição das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, na USP. No livro, Sousanis defende a integração de imagem e palavra em textos.

Terrinha "Nossos Ossos" (Record), de Marcelino Freire, sai em Portugal pela Nova Delphi, com orelha de Valter Hugo Mãe. Os dois autores, aliás, dividirão uma mesa no Festival Literário da Madeira, em março.

Esotérico A Galera Record comprou os direitos de "Os 12 Signos de Valentina", de Raissa Tavares, sobre uma garota que resolve sair com meninos de todos os signos.

Esotérico 2 A autora ganhou um prêmio de voto popular no Wattpad, rede social de autopublicação, mas não recebeu proposta de nenhuma editora. Ana Lima, do Galera Record, foi alertada por uma leitora.

Coelhinho A Planeta comprou os direitos de "Watership Down", de Richard Adams, clássico juvenil britânico que mostra coelhos tão humanos a ponto de ter língua, poesia e mitologia próprias. Tradução de Rogério W. Galindo.


Endereço da página: