Folha de S. Paulo


Biblioteca monumental

Depois de "História das Livrarias Cariocas", o bibliófilo Ubiratan Machado prepara, para 2017, um livro sobre a história das capas no Brasil, a sair pela Ateliê em parceria com a Sesi-SP Editora.

Conhecido pelo fôlego de suas pesquisas históricas, Machado vai reunir 1.707 capas, começando em 1820 até os anos 1950, dando foco a artistas gráficos como Tomás Santa Rosa, o lendário capista de José Olympio. Outro destaque do volume são os livros produzidos por Monteiro Lobato nos anos 1920.

Gutenberg A Com Arte, casa dos alunos de editoração da USP, começa a resgatar obras raras sobre produção editorial. Entre as pérolas, está uma tradução do pai de Lima Barreto para "Manual do Aprendiz Compositor" (1888), de Jules Clay.

Gutenberg 2 A Coleção Memória Tipográfica publica ainda "Dicionário de Termos Gráficos" (1936) e "Revisão de Provas Tipográficas" (1925), ambos de Arthur Arezio.

Mudança A Ilustrarquia, loja de quadrinhos na avenida Paulista, pediu para todas as editoras recolherem seus livros e está, desde a semana passada, de portas fechadas.

Mudança O proprietário do lugar onde ficava a loja pediu o espaço de volta no começo de dezembro. Os sócios da Ilustrarquia dizem que já têm outros locais em mente na mesma região e estão em negociação com imobiliárias. A ideia é reabrir já no começo de janeiro.

Para gostar de ler Completando quatro anos, a Faro Editorial prepara para 2017 a coleção "Para Amar...", dedicada a explicar a obra de grandes autores da literatura brasileira para quem deseja conhecê-los melhor. Os primeiros volumes serão sobre Clarice Lispector e Graciliano Ramos, assinados por Emilia Amaral e Ivan Marques, respectivamente.

Bola preta A Amazon desclassificou dois autores finalistas do Prêmio Kindle de Literatura, divulgados na coluna no dia 17/12. Descobriu-se que "Curral de Pedras", de Jards Nobre, e "Jangadas", de Márcio Noal, não eram inéditos, como exigia o regulamento.

Bola preta 2 No lugar, entram "Futuro Arcaico", de José Ricardo da Costa Aguiar Alves, e "O Homem de Duas Cidades", de Felipe Cherubin.

Para leigos A Zahar comprou os direitos de "Économie du Bien Commun", do Nobel de Economia Jean Tirole, best-seller na França. No livro, o autor tenta ensinar questões econômicas de forma acessível.


Endereço da página: