Folha de S. Paulo


Prêmio Kindle de Literatura seleciona dez finalistas; veja lista de autores

O anúncio oficial dos finalistas Prêmio Kindle de Literatura, realizado em parceria entre Amazon e Nova Fronteira, será na segunda (19). A coluna teve acesso à lista final.

Os selecionados foram: "Alma", de Raquel Favaro; "Beira de Rio", de Rodrigo Vrech; "Curral de Pedras", de Jards Nobre; "Glitter", de Bruno Ribeiro; e
"Jangadas", de Márcio Noal.

Também "Machamba", de Gisele Mirabai; "Minha Sombra Cabe Ali", de Leon Idris Azevedo; "Noite", de Noberto Santos; "O Lado Oculto do Medo", de Barbara Nonato; e "Os Últimos Passos do Enforcado", de Edson Soares.

Divulgação
imagens do livro QP, da artista equatoriana Powerpaola, que sair em português em 2017, pela Lote 42 Crédito Powerpaola/Divulgação
Ilustrações do livro "QP", da artista equatoriana Powerpaola, que a Lote 42 publica em 2017; autobiográfica, a obra conta as idas e vindas de um casal

Eu sou 300 Depois de passar pela José Olympio e pela Autêntica, como já noticiou a coluna, o jornalista Jason Tércio recebeu uma proposta da Intrínseca pela biografia de Mário de Andrade na qual tem trabalhado nos últimos anos -e decidiu publicá-la pela casa carioca.

Eu sou 350 Tércio, aliás, já começa a trabalhar em outro livro: vai contar a história da congresso da União Nacional dos Estudantes de 1968, em Ibiúna, interior de São Paulo. O evento, como se sabe, terminou com a prisão de quase mil universitários pela ditadura. Tércio já entrevistou mais de cem participantes, incluindo os ex-ministros José Dirceu e Franklin Martins.

O ano que não acabou O presente em convulsão pegou mesmo a literatura brasileira pelo colarinho. Vem por aí mais um romance marcado por ele: Bernardo Ajzenberg assinou contrato com a Rocco para publicar, em 2017, seu novo livro. A obra trata da relação entre um casal de idosos e um jornalista, num enredo que combina transformações pessoais ao cenário político que levou às manifestações de 2013.

Lado Negro O elogiado "Grief is the Thing with Feathers" (luto é algo com penas), de Max Porter, editor-chefe da "Granta", que já ganhou alguns prêmios no exterior, chegará ao Brasil pela Darkside Books. Está previsto para 2017.

Cor mais quente A Boitempo publicará ano que vem "The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness", da jurista americana Michelle Alexander. A autora analisa o encarceramento em massa nos EUA, no qual vê uma expressão do racismo estrutural da sociedade americana.

Elas por elas A escritora Débora Tomé publicará em 2017, pela Galera Record, um livro sobre 50 mulheres brasileiras notáveis, voltado para meninas de 8 a 12 anos, com uma linguagem como a dos contos de fadas. As ilustradoras da obra também serão todas mulheres. Feminista, Tomé é a criadora do bloco de carnaval Mulheres Rodadas.


Endereço da página: