Folha de S. Paulo


Herman Melville e dom Pedro 2º se encontram no Rio de Janeiro

Em 1850 –um ano antes de publicar o que viria a ser sua obra máxima, "Moby Dick"–, o escritor Herman Melville lançou "Jaqueta Branca, ou o Mundo em um Navio de Guerra", relato de seus dias na Marinha dos Estados Unidos, entre 1843 e 1844.

Nos 14 meses retratados na obra –que sai no Brasil pela primeira vez em dezembro, pela Carambaia–, o "moço de convés" Melville passou por diversos países a bordo da fragata americana –inclusive algumas semanas no Rio.

A cidade é apresentada como detentora de "uma das baías mais magníficas do mundo". É nesse cenário com adjetivo hiperbólico que o escritor se encontra com o "jovem imperador" dom Pedro 2º –e é também aí que um marujo, Jonathan, tenta arrumar confusão com a figura real.

"Não é tão alto quanto eu; seu nariz é achatado, o meu é um quebra-mar; e como é que se tornou um 'bargante', com essas duas varetas no lugar das pernas? É um bargante mesmo!", disse. Logo foi corrigido por Melville: "Bragança, você quer dizer".

*

DW Ribatski/Divulgação
Ilustração de DW Ribatski para a revista Mó (Lote 42), que sai em novembro. CRÃDITO: DW Ribatski/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O finalista do Jabuti ilustra a próxima edição da 'Mó' (Lote 42), cujo tema é o Brasil; a publicação trará textos do Barão de Itararé, de Arthur da Costa e Silva e outros

*

Matador
Uma década depois de sair no país, "O Nome da Morte" ganha a Europa. Os direitos do livro de Klester Cavalcanti sobre Júlio Santana, assassino de aluguel que matou quase 500 pessoas em 35 anos, foram comprado em Frankfurt pela Metailié (França), Península (Espanha), Presença (Portugal) e Muza (Polônia).

A casa polonesa, aliás, ofereceu valor quatro vezes superior a uma oferta média, que chega a 3.000 euros.

Fora de catálogo no Brasil há quase dois anos, o título será reeditado pela Planeta em 2017, quando estreia o longa de Henrique Goldman nele baseado, previsto para junho.

*

443.208 livros a menos O próximo Painel de Vendas de Livros no Brasil, estudo do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Nielsen, trará queda de 14,10% no volume comercializado entre setembro e outubro, em relação a 2015.

Cidade em alerta Sai em novembro pela Casa da Palavra, selo da LeYa, "São Paulo Noir", com organização de Tony Bellotto. Beatriz Bracher, Marçal Aquino e Jô Soares estão entre os 14 autores do livro de contos de detetive.

José Geraldo Vieira vive A Descaminhos lança edição digital conjunta de "O Triste Epigrama" (1920) e "A Ronda do Deslumbramento" (1923), obras desprezadas pelo autor.


Endereço da página: