Folha de S. Paulo


Comando da Feira de Frankfurt reclama do Brasil

A cúpula da Feira de Frankfurt comenta estar decepcionada com o tamanho da participação do Brasil neste ano, julgada pequena para um país que, em 2013, foi o convidado de honra do evento.

O país tem sido comparado à Indonésia, convidada em 2015, que este ano voltou com 90 eventos espalhados pela feira. O Brasil não trouxe nenhum autor (a Indonésia, 12 escritores e 11 artistas).

O estande do Brasil, organizado pelo projeto Brazilian Publishers, da Câmara Brasileira do Livro, tem 30 editoras. No ano da homenagem, chegou a ter centenas.

Outro motivo de desconforto é o fato de a feira ter sentido pouco retorno do investimento que fez ao montar um estande na Bienal do Livro de São Paulo. O mal-estar foi causado nem tanto pela baixa adesão do público, mas pela baixa presença de editores no espaço, que soou como um "desinteresse" pelo livro alemão.

Para coroar, um dos editores convidados para palestrar na conferência The Markets cancelou de última hora.

Quem dá mais? O leilão mais quente entre editores brasileiros em Frankfurt foi "Nevermoor", escrito por Jessica Townsend, que é representada pelo agente suíço Philip Sane –conhecido, segundo um editor, por saber "pilhar" os interessados em um título. Trata-se de uma trilogia.

Quem dá mais? 2 O leilão seguia aberto até o fechamento da coluna e as ofertas estavam quase em US$ 100 mil. As três casas nacionais que participavam tentaram fazer ofertas prévias para impedir que o livro fosse a leilão, mas não convenceram o "príncipe", como um grupo de editoras brasileiras apelidou o agente suíço.

Língua A Lote 42, que está em Frankfurt como parte do programa de convites do evento, vendeu todos os seus livros e fanzines para Peter Altekrueger, presidente do Ibero-Amerikanisches Institut, maior biblioteca especializada em idiomas ibero-americanos da Alemanha. As obras agora farão parte desse acervo.

A fazenda A Companhia das Letras fechou em Frankfurt um acordo com a AM Heath, agência que representa o espólio de George Orwell, para lançar uma versão em HQ de "A Revolução dos Bichos", feita por Odyr. A Companhia trabalhará com os agentes estrangeiros na representação internacional do projeto.


Endereço da página: