Folha de S. Paulo


Cartas inéditas de Caio F. serão publicadas em breve

Cartas inéditas de Caio Fernando Abreu virão a público em breve. As primeiras a surgirem estarão na reedição de "Cartas", organizada por Ítalo Moriconi, pela e-galáxia, em novembro. À edição original, de 2003, o crítico literário somou algumas cartas enviadas ao ator Marcos Breda.

Em uma, de 1991, Caio reclamava de Nova York: "Esta é uma terra sem axé. [...] Que tremenda falta de alegria, de fé, de sensualidade. Quero voltar, ai como eu quero voltar". O autor também menciona uma ida a Liverpool para breve. "Chorarei baldes nas caves onde os Beatles começaram."

O segundo grupo, com cerca de 20 cartas enviadas por Caio a Hilda Hilst, chega às livrarias via Record, pela José Olympio, com organização de Paula Dip. Na correspondência, o autor comenta com "Hildinha" seu cotidiano. A curiosidade está quando o autor fala de misticismo, assunto caro aos dois. "Quem não se tornar bruxo ou santo não vai sobreviver", escreve.

A edição, aliás, vai trazer um mapa astral dele que a organizadora guardou.

Festa A Balada Literária, que vinha acontecendo nos últimos três anos com incentivo via Rouanet, desta vez não conseguiu o apoio a tempo. O evento, porém, está confirmado para novembro. Na programação, estarão Ney Matogrosso, Rogéria, João Gilbero Noll e Moraes Moreira, entre outros. O show de abertura reunirá Ney, Alzira e Tetê Espíndola.

Atlântico negro A editora Kapulana publica a poeta Noémia de Sousa, chamada de "mãe dos poetas moçambicanos", pela primeira vez no Brasil. Mesmo em seu país, o volume "Sangue Negro" só teve duas edições, após a morte da autora. Os poemas circulavam na imprensa e em fotocópias.

Oitentão Já começam a ser articuladas as comemorações, em março de 2017, para o que seriam os 80 anos de Moacyr Scliar (1937-2011). Judith Scliar, sua viúva, prepara comemorações que devem se estender ao longo do ano, com debates, uma mostra fotográfica e uma de cinema, com filmes inspirados na obra do autor.

Oitentão 2 Há quatro lançamentos no prelo. A L&PM lança um livro com crônicas de Scliar sobre assuntos médicos, além de relançar "Histórias de Porto Alegre" e "Histórias que os Jornais Não Contam". Já a Companhia das Letras publicará um volume de crônicas judaicas, além de relança de "Do Éden ao Divã".


Endereço da página: