Folha de S. Paulo


Acervo do escritor Autran Dourado vai para arquivo da UFMG

Os arquivos deixados pelo escritor Autran Dourado vão para o Acervo dos Escritores Mineiros, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), até o fim do ano. São 5.000 livros de sua biblioteca e mais de 2.000 documentos, entre cartas e manuscritos de seus livros.

Além da correspondência com autores como Otto Lara Resende e Hélio Pellegrino, os documentos iluminam a vida do autor como secretário de imprensa de Juscelino Juscelino Kubitschek, entre 1958 e 1961.

Além das notas que ele fazia como ghostwriter dos discursos de JK, há os documentos com o plano de segurança para a visita do presidente americano Dwight D. Eisenhower ao Brasil, em 1960.

Os objetos do autor, como uma escrivaninha, uma cadeira e um baú, também irão para a UFMG.

"A biblioteca chama atenção pela literatura em inglês, Autran era leitor de Faulkner. É curioso, porque sua geração era mais leitora da tradição francesa", diz o pesquisador Wander Melo Miranda.

Reprodução
Ilustração de Walter Crane para a nova edição de a Bela e a Fera, da Zahar ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ilustração de Walter Crane na nova edição de 'A Bela e a Fera', da coleção Clássicos Zahar, que trará duas versões da história, de 1740 e 1756

House of Cunha Enquanto Eduardo Cunha negocia com editoras o livro que promete escrever, a coluna apurou que a Record prepara uma biografia não autorizada dele. Procurado, o editor-executivo Carlos Andreazza confirma a informação, mas não diz quem é o autor nem quando será publicada.

Biografia A Amarilys comprou os direitos da nova biografia de Stálin, escrita pelo historiador russo Oleg Khlevniuk. O livro sai no ano que vem.

Flip A Flip negociou com a jornalista Daniela Pinheiro, da revista "piauí", para ser sua nova curadora. Mas o evento e a repórter não conseguiram chegaram a um acordo.

Flip 2 A festa literária diz que conversou com profissionais do meio para ouvir ideias sobre a Flip, mas que não fez "proposta formal" a ninguém.

Na Alemanha O editor Sérgio Machado, que morreu em julho, receberá uma homenagem durante a Feira de Frankfurt. O tributo será realizado 19/10, às 18h30, no hotel Frankfurter Hof, onde o editor se hospedou por mais de 40 anos.

Mistério Em seu novo livro, "Sul" (ed. 34), Veronica Stigger propõe um segredo para o leitor. Além de um conto, uma peça e um poema, o livro trará um texto escondido. A editora diz que descobri-lo é "romper com o pacto ficcional" do livro.


Endereço da página: