Folha de S. Paulo


Editora Intrínseca compra próximos livros de Elena Ferrante no Brasil

Parecia que Elena Ferrante estava bem amarrada na Biblioteca Azul, editora que a trouxe para o Brasil. Porém, os próximos quatro livros da autora italiana a serem publicados no país foram comprados pela Intrínseca.

Entre eles, está "La Frantumaglia", com crônicas de Ferrante sobre assuntos como o fazer literário e a razão de seu o anonimato. O livro saiu na Itália em 2003, mas uma edição atualizada está sendo preparada para sair nos EUA. Por aqui, só ano que vem.

Em outubro, já saem o romance "A Filha Perdida" e "Na Praia à Noite". Este é um infantil que tem como protagonista uma "personagem" que aparece aqui e ali na obra da autora: a boneca perdida.

Para 2017, também está previsto "L'Amore Molesto" (o amor perturbador), sobre uma mulher que investiga a história de sua família.

A tetralogia napolitana continua na Biblioteca Azul, que também lança este mês "Dias de Abandono". Somando com os livros da Intrínseca, Ferrante passa a ter sua obra completa até agora editada no Brasil.

Marc Simont/Divulgação
Ilustração feita por Marc Simont para
Ilustração de Marc Simont para 'Os 13 Tique-Taques' (ed. Poetisa), infantojuvenil de James Thurber, com prefácio de Neil Gaiman

Novo título

"Brasil - Cazuza, Renato Russo e a Transição Democrática" (ed. Civilização Brasileira), de Mario Luis Grangeia, que acaba de ser lançado, originalmente iria se chamar "Que País é Este?", como na canção do líder da Legião Urbana.

Mas a editora, ciente das polêmicas relativas ao espólio da banda, submeteu o conteúdo à aprovação de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo. No fim, o herdeiro pediu que o título fosse trocado.

A Legião Urbana Produções diz que não queria envolver a expressão "Que país é este?" no clima político do país, e que o pedido foi aceito sem ressalvas por editora e autor.

Game O livro "Herobrine - A Lenda" (Geração Editorial), dos youtubers Pac e Mike, foi comprado pela Hachette Romans, na França, e pela 2020, em Portugal. Lançado há dois meses, o livro já vendeu 60 mil exemplares, segundo a editora. Ele está em terceiro lugar na lista de mais vendidos.

Crônica A editora portuguesa Dom Quixote comprou os direitos de "As Mentiras que as Mulheres Contam", de Luis Fernando Verissimo.

Poesia Ainda em Portugal, a Relógio D'Água comprou os direitos de publicação da poesia completa de Manoel de Barros, que completaria cem anos em dezembro.


Endereço da página: