Folha de S. Paulo


Festival Literário de Óbidos, em Portugal, já tem programação

O Folio (Festival Literário Internacional de Óbidos), em Portugal, já está com sua programação fechada. Uma das estrelas será o moçambicano Luís Bernardo Honwana, que só publicou "Nós Matamos o Cão-Tinhoso" (1964) e depois passou a viver em reclusão.

Entre os outros nomes estão o islandês Jón Kalman Stefánsson e o sul-africano Breyten Breytenbach. O Folio também terá um dia inteiro de homenagens ao poeta português Ruy Belo (1933-1978).

Entre os brasileiros estão Luiz Ruffato, Andréa del Fuego, Aguinaldo Silva e Eucanaã Ferraz. Também haverá shows em homenagem a Edu Lobo e Tom Jobim, na programação do festiva com curadoria de Anabela Mota Ribeiro.

Ao todo são 17 mulheres num grupo de 50 autores. "E oito negros. Ganhamos da Flip!", ri José Eduardo Agualusa, um dos curadores. Ele só lamenta que Umberto Eco, que havia aceitado convite para ir, tenha morrido. "Gostaria de fazer uma mesa de pé de galo, só com escritores defuntos!", diz, referindo-se à brasileira "mesa branca".

*

Aimé-Adrien Taunay
sebastiana Menina de 12 anos retratada em 1827 pelo pintor Aimé-Adrien Taunay ilustra a capa de '101 Brasileiros que Fizeram História', de Jorge Caldeira (ed. Estação Brasil) EXCLUSIVO COLUNA PAINEL DAS LETRAS
SEBASTIANA Menina de 12 anos retratada em 1827 pelo pintor francês Aimé-Adrien Taunay ilustra a capa do livro '101 Brasileiros que Fizeram História', de Jorge Caldeira (editora Estação Brasil)

*

Primavera mundial

A Primavera Literária, realizada em Paris há mais de dez anos com autores lusófonos, agora vai estender seus braços para outros países.Organizada por Leonardo Tonus, coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos da Sorbonne, o evento vai acontecer também em Bruxelas, Roma, Atenas –e negocia ir a Lisboa.

O professor também estuda levar o evento, que começou a ser feito durante o Salão do Livro de Paris e depois em outros pontos da capital francesa, para outras cidades. Haverá parcerias com a "São Paulo Review", a Editora Nós e revista "Pessoa".

*

Orgasmos A escritora e freira Maria Valéria Rezende contava animada, em um jantar na Flip, a descoberta de uma autora de mesmo nome que ela. Com a diferença de que a outra Maria Valéria escreveu "O Orgasmo Múltiplo da Mulher". "Já pensou se a imprensa descobre? Vão dizer que a freira está escrevendo sacanagem", disse Maria Valéria (a famosa) à coluna.

Cãozinho Você sabia que Ulisses, o cachorro de Clarice Lispector, tomava café com leite de manhã, bebia uísque e comia as bitucas de cigarro da autora e das suas visitas? É o que jura um novo texto da próxima edição da revista "piauí", que vai trazer um perfil do bichinho.


Endereço da página: