Folha de S. Paulo


Tradutor acusa Miguel Falabella de plágio e pede recolhimento de DVDs

O tradutor Alípio Franca entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pedindo o recolhimento de um box de DVDs que contém a peça "A Escola do Escândalo", de Richard Brinsley Sheridan (1751-1816), dirigida por Miguel Falabella em 2011.

Franca acusa o diretor de plagiar sua tradução da mesma peça. No pedido de intervenção judicial, o advogado André Bonan cita um artigo da pesquisadora da USP Vera Lúcia Ramos. No texto, ela compara o texto dos dois e aponta que Falabella usou a versão do tradutor para nomes próprios dos personagens, como Lady Benferina, além de semelhanças vocabulares.

Vera não fala em plágio, mas estranha Franca não levar crédito na peça. Se o processo for adiante, a Justiça deve pedir uma perícia. Nesses casos, mais do que o vocabulário, a busca costuma ser por estruturas sintáticas semelhantes, sobre as quais o artigo não fala.

"Não conheço a tradução desse senhor, fiz uma adaptação impregnada da minha verve, cortei muita coisa inclusive", afirma Falabella.

Henrique Alvim Corrêa/Divulgação
Ilustração de Henrique Alvim Corrêa para a primeira edição brasileira de 'A Guerra dos Mundos', de H. G. Wells, em 1906
Ilustração de Henrique Alvim Corrêa, de 1906, para 'A Guerra dos Mundos', de H. G. Wells, que a Companhia das Letras lança em edição especial neste mês

Flor do Lácio

O Brasil vai pela metade à votação do Prêmio Camões neste ano, que acontece na segunda-feira (30), em Portugal. Flora Süssekind, uma das representantes do país no júri, caiu num vácuo burocrático com o vaivém da extinção do MinC (Ministério da Cultura).

A passagem aérea acabou por não ser comprada. Sérgio Alcides, o outro a representar o Brasil no prêmio, vai conseguir ir porque é vinculado ao Ministério da Educação.

O Camões estuda uma forma de Flora votar via Skype. O MinC, agora recriado, afirma que não há como abrir um processo para enviar Flora em tão pouco tempo.

Alerta No relatório que a antiga gestão da BN (Biblioteca Nacional) deixou está um problema para Helena Severo, a nova presidente, resolver: o dinheiro liberado para a BN este ano acaba em setembro.

Alerta 2 Já a Casa de Rui Barbosa avisa ao ministério recriado que, até 2020, 40% de seus funcionários já podem se aposentar, o que atrapalharia o funcionamento da instituição.

HQ A editora Veneta vendeu os direitos de "Cumbe", de Marcelo D'Salete, para a Fantagraphics, uma das principais casas de quadrinhos norte-americanas. O livro traz quatro histórias de negros lutando contra a escravidão.


Endereço da página: