Folha de S. Paulo


Flip anuncia treinadora de falcões (isso mesmo) como autora convidada

A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano, que acontece entre 29 de junho e 3 de julho, terá entre os autores convidados a britânica Helen Macdonald, que, além de escritora, é... treinadora de falcões. Macdonald vem lançar no evento literário "F de Falcão", pela Intrínseca, livro de memórias no qual conta como usou o treinamento de um falcão para superar o luto. Quer dizer, não qualquer falcão, mas um açor -pássaro terrível que faz muito carcará por aí parecer um canarinho belga. A ave da autora, aliás, se chama Mabel, do latim "amabilis", ou "amável" -mas essa doçura de animal não vem à Flip para demonstrações, fiquem tranquilos. O livro de Macdonald ganhou o Costa Book of The Year e o Samuel Johnson Award de 2015.

O homem que calculava

A próxima edição do "The Global E-Book Report", relatório anual do consultor austríaco Rüdiger Wischenbart, que será divulgado na Feira de Londres, terá uma novidade sobre o Brasil.

Pela primeira vez, o relatório internacional crava a participação dos e-books no mercado brasileiro -e mostra que eles ainda engatinham. Segundo a publicação, os livros digitais representaram 4,27% das unidades vendidas no país em 2015, equivalendo a 2,57% da receita das editoras.

Baseada em informações de bastidores, a parte brasileira foi levantada pelo economista Carlo Carrenho, fundador do site "Publishnews". "Pela primeira vez, foi possível o acesso a uma amostra relevante de vendas dos editores, o que permitiu um estudo mais apurado e estatisticamente válido", diz ele.

Divulgação
Uma Cyanopsitta spixii, ou arara-azul, em ilustração de Audrey Furlaneto para "O Livro dos Bichos" (Companhia das Letras), coletânea de perfis de animais feitos pelo jornalista Roberto Kaz

Vai, Flamengo

Veja que curioso: a palavra mais pesquisada no último mês na Biblioteca Nacional Digital, plataforma com livros, jornais e revistas digitalizados, foi "Flamengo", com 86 milhões (!) de menções no acervo.

Agora que isso está registrado, vale dizer que nas próximas semanas entra no ar a Biblioteca Digital Luso-Brasileira, que vai unir em um site só os acervos online das bibliotecas nacionais brasileira e portuguesa. A parceria é parte das comemorações pelo aniversário de dez anos da plataforma tupiniquim.

Somadas, as duas instituições terão 90 mil documentos para consulta online, entre livros, jornais, partituras e mapas, entre outros.

Líquido A Zahar comprou os direitos de "Stranger at Our Door", novo livro de Zygmunt Bauman, sobre a origem e o impacto da crise migratória mundial. O livro sai em 2017.

Mais barato A adaptação em HQ de "Grande Sertão: Veredas" feita por Eloar Guazzelli e Rodrigo Rosa para a Biblioteca Azul, lançada ano passado em edição limitada, chega em maio ao mercado em volume se não barato, pelo menos mais acessível. O original custava R$ 199,90, o novo custará R$ 79,90.

Novo livro Finalista do Prêmio SP de Literatura em 2010, Ivone Benedetti se prepara para lançar seu segundo romance. "Cabo de Guerra", que chega às livraria até o fim de maio, mostra a ditadura militar do ponto de vista de um agente infiltrado.


Endereço da página: