Folha de S. Paulo


Saída de Gullar da José Olympio gera acusação de conflito de interesses

Além dos motivos óbvios, causou desagrado na Record a saída de Ferreira Gullar da José Olympio, editora do grupo, para a Companhia das Letras. A casa queixa-se de Maria Amélia Mello, ex-gerente editorial da José Olympio, agora atuar como agente do poeta —ao mesmo tempo em que é editora da mineira Autêntica. "Isso é tão pouco usual que eu nunca tinha visto", diz Elisa Rosa, da JO. Maria Amélia também cuida da obra de Raul Bopp, José Lins do Rêgo e Campos de Carvalho —este último, aliás, deixou a Record em setembro de 2015 e vai para a própria Autêntica.

A editora da casa mineira afirma que continua a fazer o mesmo de quando esteve à frente da José Olympio, onde também cuidava dos direitos de autores para o exterior, por exemplo. "Não vejo conflito de interesses, porque a Autêntica nem foi cogitada [para Gullar]", afirma. "O Campos de Carvalho é um caso especial, os herdeiros queriam ir para onde eu fosse, e avisei à JO disso quando saí. Sobre o Gullar, foi dada toda prioridade à Record. Se eles tivessem tentado com mais garra, teriam ficado com o autor", afirma.

NOVIDADES NA BRASILIANA
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com o acervo do bibliófilo paulistano, vai completar três anos de existência, mas até hoje há documentos que ainda não foram disponibilizados para consulta pública.

Para corrigir o problema, já estão em fase de higienização os papéis deixados por Mindlin. Ainda não há prazo para eles serem abertos para consulta -no momento, um estagiário cuida do processo.

Em primeiro lugar, há arquivo pessoal do bibliófilo, com cartas trocadas com nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga e João Cabral de Melo Neto. Entre os papéis, as lendárias cartas trocadas entre Dom Pedro 2º e a Condessa de Barral, sua amante.

Além disso, há as coleções do bibliófilo Rubens Borba de Moraes, da bibliotecária Zila Mamede e do historiador Francisco de Assis Barbosa, entre outros intelectuais importantes.

Divulgação
Detalhes de 'Visão Infernal', do argentino Federico Lamas, da Bolha Editora, no qual um pedaço de acrílico vermelho revela desenhos ocultos

TRUPE DA VAQUINHA
Uma nova plataforma de crowdfunding -dessa vez especializada em livros- chega ao mercado. A Bicicleta (bicicletacoletiva.catarse.me), da editora Raquel Maldonado, estreia em parceria com o Catarse.

Sucessora da Bookstorming, empresa da qual Maldonado era sócia e acabou, a Bicicleta vai funcionar em duas frentes. A primeira, como plataforma de financiamento coletivo para os projetos dos usuários, que poderão contar com a consultoria da Bicicleta. A segunda, como editora, com a empresa apresentando projetos próprios.

O primeiro livro é "Memórias de Um Imperador. Ô Sorte. Uma Breve Biografia do Sambista Wilson das Neves", de Guilherme de Vasconcellos Almeida. O segundo é um livro do programa "Hermes e Renato", com "recordes" do personagem Boça -como o fato de ser supostamente o sujeito que mais abriu latas de atum com os dentes no mundo.

Balancê Já tem letra a marchinha do "Me Edita que Eu Gosto", bloco carnavalesco do mercado editorial, que desfila dia 5/2 no Itaim Bibi. O hino, feito por Leandro Sarmatz ("Tenho miolo -penso, logo edito!/ Mais do que eu digo, vale o que está escrito!"), editor da Companhia das Letras, quer causar impressão. A música é de Vico Piovani.

Balancê 2 Aliás, a uma semana do prazo para expirar, o crowdfunding do bloco ainda está longe de arrecadar o dinheiro necessário. O "Me Edita Que Eu Gosto" só recebeu R$ 2.200, dos
R$ 8.000 que pediu aos foliões no site Vakinha.

Romance A HarperCollins Brasil comprou os direitos dos livros "One Night Stand" e "Falling For My Brother's Best Friend", da autora independente J. S. Cooper, best-seller do "New York Times". A venda foi feita pela Bookcase, agência literária brasileira especializada em autores autopublicados.

Sertão O IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), na Universidade de São Paulo, prepara um colóquio sobre Guimarães Rosa para maio. É quando dois clássicos do autor, "Grande Sertão: Veredas" e "Corpo de Baile", completam 60 anos.

Abuso A pequena Rádio Londres acaba de adquirir os direitos de "Instrumental: A Memoir of Madness, Medication and Music" (sem título em português), no qual o pianista britânico James Rhodes relata os abusos sexuais que sofreu na escola.


Endereço da página: