Folha de S. Paulo


Figueiredo era comparado a Luke Skywalker, diz Elio Gaspari em livro

No quinto volume de sua série sobre o regime militar, "A Ditadura Acabada", que sai em junho pela Intrínseca, Elio Gaspari, colunista da Folha revela uma piada que corria à boca pequena nos corredores do Planalto. Com o sucesso mundial do primeiro "Star Wars" (1977), o presidente João Figueiredo era comparado a Luke Skywalker, por ser protegido pelo sábio Obi-Wan-Kenobi (Golbery do Couto e Silva) e pelo robô R2D2 (Heitor Ferreira) na luta contra Darth Vader (Sylvio Frota), representante das forças "malignas" do radicalismo militar. Só que ninguém esperava o desfecho da piada. Foi um susto quando, na estreia do segundo filme da série de George Lucas, descobriu-se que Luke na verdade era filho do príncipe das trevas. No livro, Gaspari narra o fim da ditadura militar, do final do governo Geisel até a eleição de Tancredo Neves

João Bittar/10-out-1984/Folhapress
Presidente Joao Batista Figueiredo durante reuniao. Sao Paulo (SP), 10.10.1984, foto: Joao Bittar/Folha Imagem ***FOTO DE USO EXCLUSIVO FOLHAPRESS***
Presidente Joao Batista Figueiredo durante reuniao.

INTRÍNSECA CAI
O ranking das editoras nacionais feito pelo site Publishnews todo ano, contando quantos livros de cada uma ficaram entre os mais vendidos, mostra uma mudança no mercado.

A Intrínseca, que desde 2011 ocupava o quarto lugar, caiu para quinto, com 39 títulos na lista. Foi ultrapassada pela Nobel, com 44.

A Companhia das Letras, que desde 2012 figurava em terceiro lugar (75 títulos), ultrapassou a Record (58) e ficou com a vice-liderança, lugar normalmente ocupado pela concorrente carioca. É um reflexo da fusão, ocorrida neste ano, com a Objetiva.

Em primeiro lugar, como de costume, vem a Sextante, com 92 títulos na lista.

Divulgação
Anúncio de espetáculo no Theatro Lyrico, em imagem do livro
Anúncio de espetáculo de 1860 no livro "Palco e Picadeiro: O Theatro Lyrico", de Francisco Vieira, sobre o principal palco do Rio, quando a cidade era capital do império

RITMO DE FESTA
Hoje a Agência Riff, maior agência literária do país, completa 25 anos -e, além da comemoração, começa a expandir seu campo de atuação.

Em 2 de janeiro de 1991, Lucia Riff assinou com a catalã Carmen Balcells a criação da Balcells Mello e Souza Riff. Com a saída da sócia na década seguinte, a empresa passou a levar só o nome da brasileira.

Lucia está revirando seu baú de fotos antigas para criar um site comemorativo.

A ideia é que sua agência também treine autores e os ajude a divulgar suas obras nas redes sociais, além de promovê-los em eventos literários. Na Flip de 2016, o plano é celebrar a data em conjunto com o aniversário da Companhia das Letras e da Livraria da Travessa. Ambas completam 30 anos.

Cortes A Livraria Cultura realizou uma série de demissões nas vésperas do Natal, dia 23 de dezembro, com cortes em várias lojas.

Cortes 2 A coluna não localizou os irmãos Pedro e Sérgio Herz para comentar números. Em um grupo de Whatsapp de livreiros da empresa, os funcionários falam em 138 demitidos no Brasil inteiro.

Oriente A editora chinesa Jieli Publishing comprou os direitos de "A Raiva", livro infantil de Blandina Franco e José Carlos Lollo, publicado no Brasil pela Pequena Zahar.

Na Colômbia A editora Panamericana comprou "Penélope Manda Lembranças" e "Ana Z", de Marina Colasanti. A casa ainda deve escolher dois títulos infantis, a serem ilustrados por artistas colombianos.


Endereço da página: