Folha de S. Paulo


Inéditos de Cacaso virão à tona no próximo ano

Ana Cristina César, homenageada da Flip 2016, não será a única autora da geração mimeógrafo em alta no próximo ano. O filho de Cacaso, Pedro Landim, planeja doar os cadernos do poeta para a Casa de Rui Barbosa -mas mesmo antes da doação seu conteúdo já está pronto para vir à tona.

A Ouro Sobre Azul prepara um volume de prosa e poesia inéditas, que deve trazer também desenhos dos cadernos do autor (veja abaixo). A editora prepara ainda outra edição, com artigos desconhecidos do escritor mineiro publicados em jornais. Ambos trazem textos compilados por Mariano Marovatto.

Divulgação
Desenho retirado dos cadernos do poeta marginal

MUDANÇAS NA LEI

O PL 49/15, que estabelece o preço fixo do livro e está na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania do Senado, deve sofrer mudanças. As entidades do livro entregaram um documento aos senadores Fátima Bezerra (PT-RN), autora do projeto de lei, e Ricardo Ferraço (PMDB-ES), relator, pedindo alterações.

A ideia é que o Judiciário fiscalize a lei, e não o Procon, como prevê o PL hoje. Os livros didáticos também devem ser excluídos do escopo do texto.

Outra mudança proposta é a possibilidade de os editores alterarem o preço do livro enquanto o desconto pelos livreiros estiver vetado. A ideia é permitir promoções de títulos que não vendam bem com o preço original.

Divulgação

LITERATURA NA PAREDE

Paulo Scott promete ressuscitar ano que vem o projeto "Na TáBUA", criado com o ilustrador Fabio Zimbres em 2004 e encerrado em 2008.

Como na época, o projeto vai publicar cartazes com uma ficção de algum escritor e um desenho de algum ilustrador, ambos inéditos. Os cartazes eram colados em cinco capitais do país.

O "Na TáBUA" reuniu nomes como Carol Bensimon, Daniel Galera, Marçal Aquino e Joca Terron, entre outros. No grupo de ilustradores, estavam Laerte, Eloar Guazzelli e Rafael Grampá.

Paulo Scott e Fabio Zimbres também pretendem retomar sua banda e o projeto de performances "A Timidez do Monstro", que reúne improvisação musical e literária ao vivo.

Imortal O historiador e membro da ABL José Murilo de Carvalho foi eleito o patrono da Flipoços 2016. Ele fará uma conferência sobre Dom Pedro 2º, porque Poços da Caldas comemora 130 anos da visita do monarca à cidade.

Lá fora "A Resistência" (Companhia das Letras), de Julián Fuks, teve os direitos vendidos para Portugal. Sai em 2016 pela Penguin Random House lusitana.

Somália A Tordesilhas lança no ano que vem "O Pomar das Almas Perdidas", da somali Nadifa Mohamed, eleita pela "Granta" uma das melhores autoras do Reino Unido em 2013.

Feminicídio A Cosac Naify comprou os direitos de "Chicas Muertas", da argentina Selva Almada. A obra é uma não ficção literária sobre três assassinatos de mulheres na Argentina.


Endereço da página: