Folha de S. Paulo


Após fusão com Companhia das Letras, Roberto Feith deixa editora Objetiva

Pouco mais de um ano após a fusão com a Companhia das Letras, Roberto Feith, que vinha negando os planos de se aposentar, deixa de vez a editora Objetiva. Em abril, ele já deixara o comando da casa e passou a trabalhar como consultor da diretoria, editor especial e representante do Grupo Companhia das Letras nas entidades de classe. Agora, se desligou até dessas funções. Procurado, o ex-diretor editorial diz que a saída já estava planejada desde o começo e que cogita voltar a se dedicar ao jornalismo –ele trabalhou na TV Globo nos anos 1970 e 1980, antes de fundar a Objetiva.

Nem aqui nem na china

A alta do dólar está inviabilizando a impressão de livros na China, prática comum no mercado nos últimos anos. Alguns títulos agora precisam ser impressos no país –e outros não são viáveis nem aqui nem na China.

"Chegaram agora os últimos livros que imprimimos lá", diz Sônia Jardim, vice-presidente da Record. "Delícias Divinas" (Best Seller), próximo lançamento de Nigella, cujos outros volumes foram rodados no Oriente, dessa vez foram feitos aqui.

A Cosac Naify também nem pediu cotação dos lançamentos de 2016 na China. "Não imprimíamos lá para ganhar o dobro, mas para ser viável", diz Aline Valli, coordenadora de produção da editora.

Sopa de letrinhas

Um lançamento promete movimentar o mercado de livros de receita em 2016. Sucesso como jurada do "MasterChef", a chef Paola Carosella está escrevendo um livro para a editora Melhoramentos que vai misturar receitas e memórias de sua vida.

Serão 50 pratos, alguns exclusivos, nos quais a dona do restaurante Arturito já trabalha. As fotos estão sendo feitas por seu namorado, o fotógrafo inglês Jason Lowe, com câmera analógica. A ideia é que as imagens não passem por tratamento.

Divulgação
O navio Pequod, de
Baleia: O navio Pequod, por Matt Kish, em adaptação de 'Moby Dick' para HQ, no volume dois do 'Cânone Gráfico', que a editora Boitempo lança em dezembro

Clube A Companhia das Letras inaugura nesta semana o Expresso Letrinhas, clube de assinaturas de livros infantis, no qual os assinantes receberão todo mês dois livros, sendo um deles um clássico do gênero. A ideia é manter o mistério sobre os títulos que serão enviados. O cadastro no clube deve ser feito no site expresso letrinhas.com.br, que entra no ar até o fim da semana.

Pátria lusa A Casa da Palavra lança em 2016 a "Minha Pátria É Minha Língua", série de livros de autores portugueses como "Desamparo", de Inês Pedrosa, e "O Coro dos Defuntos", de António Tavares. No caso dos títulos mais comerciais, a ideia é traduzi-los para o português brasileiro.

Bicharada A Sesi-SP Editora lança esta semana "Jardim da Aclimação - A História do Primeiro Zoológico de São Paulo", escrito por Antônio Carlos Botelho Souza Aranha.


Endereço da página: