Folha de S. Paulo


Mário Magalhães trabalha em livro sobre os últimos anos de Lacerda

Dops/GB - Aperj
O político carioca, em foto feita por um espião do Dops

O jornalista Mário Magalhães, autor da biografia "Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo", assinou nesta semana um novo projeto com a Companhia das Letras. Seu livro será sobre os últimos 13 anos de vida de Carlos Lacerda –de 1964 a 1977, período em que "o Corvo" esteve na oposição à ditadura militar, cuja implantação ele apoiara no primeiro momento.

Magalhães vai revelar os bastidores da espionagem contra o ex-governador carioca e já reuniu 4.000 páginas de documentos sobre Lacerda, antes sigilosos, produzidos pelas inteligências brasileira, americana e soviética. Entre eles, apareceram fotos inéditas, como a imagem acima, feita por um agente do Dops disfarçado de fotógrafo de jornal e que mostra o político embarcando no aeroporto do Galeão, no Rio. Os arapongas monitoravam todos os embarques e desembarques do político, fotografando também quem se despedia dele, para mapear seus apoiadores. O livro deve sair no fim de 2016.

A VOLTA DE JORGE ANDRADE

A TV Globo comprou os direitos audiovisuais da obra completa do dramaturgo paulista Jorge Andrade (1922-84), o que inclui, além das peças de teatro, as telenovelas escritas pelo autor, cuja obra é conhecida por retratar o ciclo do café.

Algumas das novelas já haviam sido levadas ao ar pela Globo, como "Os Ossos do Barão" (1973) e "O Grito" (1975). Mas na negociação também foram adquiridos os direitos de duas telenovelas inéditas (a emissora não revela quais).

Entre as peças teatrais, figuram títulos como "Senhora da Boca do Lixo", "O Telescópio", "Pedreira das Almas". Por uma coincidência triste, a viúva do dramaturgo, Helena de Almeida Prado Franco, morreu na terça (10), cerca de um mês depois da assinatura do contrato com a TV Globo.

Divulgação
Ilustracao de Gustave Dore para
Ilustração de Gustave Doré (1832-83) para o livro 'Paraíso Perdido', de John Milton, que a Editora 34 lança até o fim do ano, mostra Lúcifer com Adão e Eva ao fundo

NOVA EDITORA NO MERCADO

A mudança no perfil de catálogo da Edições de Janeiro causada pela crise econômica, que já havia provocado a saída de Renata Nakano, sócia-fundadora da editora, como antecipou a coluna há um mês, já provocou mais um movimento no mercado.

Ana Cecilia Impellizieri Martins, a outra sócia-fundadora, acabou de criar uma nova editora, a Bazar do Tempo, que vai se dedicar a projetos especiais –filão abandonado pela Edições de Janeiro. Na quinta (18) já chega às livrarias "Vi Vendo", com fotos de Pedro Moraes e textos de Hélio Pellegrino, pela Bazar.

Apesar da nova empreitada, Ana Cecilia afirma não ter planos de deixar a casa editorial que ajudou a fundar ao lado do investidor José Luiz Alquéres.

Quebradas Depois de visitar 15 capitais longe dos grandes centros em busca de escritores pouco conhecidos, Marcelino Freire lança o livro do projeto "Quebras", contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural. Na sexta (20), às 20h, no Centro Cultural b_arco, na Balada Literária, o autor recebe os poetas que conheceu no caminho, como Carla Nobre, Adriana Abreu, de Macapá, e Walacy Neto, de Goiânia.

Pós-socialismo O "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", de Leandro Narloch, conhecido por contar a história do país sob um viés conservador, vai sair na Rússia. A negociação foi feita pela agente Valéria Martins, da Oasys Cultural.

Ruas do Rio Teresa Montero prepara, para 2016, "O Rio de Clarice Lispector" (Autêntica), espécie de guia para passeios a pé por sete bairros da capital carioca ligados à literatura e à biografia da escritora. Com fotos da época e trechos da obra de Clarice, o livro traz curiosidades da cidade.

Moradia A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik lança em dezembro "Guerra dos Lugares" (Boitempo), escrito logo após sua experiência como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU. Na obra, a autora analisa a influência do capitalismo globalizado no direito à habitação, além de investigar as políticas fundiárias de vários países do mundo.


Endereço da página: