Folha de S. Paulo


Editoras disputam obras inéditas de Ariano Suassuna

A José Olympio (JO) precisou entrar na disputa pelas obras inéditas de Ariano Suassuna, que incluem o romance "O Jumento Sedutor" e uma série de peças. Considerava-se que o livro pertencia à editora carioca, mas não era bem assim. Não havia contrato assinado, e a publicação era uma promessa de Ariano à editora Maria Amélia Mello. Com a morte dele e a saída de Maria Amélia da JO, a situação mudou de figura. Os herdeiros já negociam com editoras o destino da obra, hoje dividida entre a José Olympio e a Ediouro. "Quero unificar a obra dele em um só lugar", diz Manuel Dantas Suassuna, filho do autor. A ideia é publicar na mesma edição escritos que saíram no jornal "A Semana", com a primeira parte da história de Quaderna, protagonista do "Romance D'A Pedra do Reino".

O sobrado do velho Alphonsus

Depois de seis anos fechado, deve ser reaberto até novembro o Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens, em Mariana (MG). Foi nesse sobrado, onde ocorreu o lendário encontro de Mário de Andrade com o simbolista, em 1919, que o poeta viveu seus últimos 13 anos de vida.

A biblioteca do escritor mineiro, que já estava em estado de degradação, deve ser restaurada, bem como os objetos de sua casa -que incluem suas alianças de casamento. Durante a abertura do museu, foram encontrados manuscritos do velho Alphonsus (como ele é chamado pela família).

A curadoria da instituição será feita por Lucas Guimaraens, bisneto do poeta. Ele vai partir da visita de Mário de Andrade para mostrar as relações entre simbolismo e modernismo.

A risada de Amy Schumer

Um dos títulos que prometia ser alvo de disputa na Feira do Livro Frankfurt foi arrematado pela Intrínseca poucos dias antes de o evento começar.

"The Girl With The Lower Back Tattoo" (a garota com a tatuagem nas costas), da atriz e comediante Amy Schumer, já havia causado burburinho no mercado livreiro ao ser comprado por mais de US$ 8 milhões pela Simon and Schuster, há duas semanas.

A atriz despontou no último ano com a série "Inside Amy Schumer", que lhe rendeu o Emmy de melhor atriz de série de comédia. O livro traz ensaios cômicos sobre a vida da humorista.

Ela chegou a receber, em 2013, antes da fama, um adiantamento milionário da HarperCollins pelo mesmo livro -mas devolveu o dinheiro, dizendo-se ocupada para se dedicar à obra.

Sem prêmio Causou mal estar entre os autores o fato de a Foz Editora não ter inscrito seus livros no Prêmio Oceanos. "É muito chato não ter tido nem a oportunidade de participar. O livro não foi inscrito em nenhum prêmio do Brasil", diz Tatiana Salem Levy, que lançou "Paraíso" pela editora.

Sem prêmio 2 A editora Isa Pessoa, dona da Foz, diz que ia inscrever Tatiana e "Os Velhos Também Querem Viver", de Gonçalo Tavares, mas que não teve condições de cumprir os prazos. Na lista de inscritos do Prêmio São Paulo, porém, cujos finalistas foram divulgados na terça, também não havia nenhum livro da Foz.

High Hitler A editora Planeta comprou os direitos de publicação "Der Totale Rausch" (o delírio total), no qual o jornalista alemão Noman Ohler retrata o consumo de drogas na Alemanha nazista.

High Hitler 2 O livro mostra que Hitler usava um opioide semelhante à heroína e que, na invasão da Polônia, os soldados nazistas eram abastecidos com metanfetamina. O título ironiza a expressão nazista "guerra total".

Concurso A DarkSide Books lança na sexta (23) um concurso a fim eleger 12 novos autores de fantasia e terror para uma antologia de contos. Para participar, é preciso enviar uma foto quando criança pelo site darksidebooks.com.br. Quanto mais "intrigante" melhor, diz a editora.

Frankfurt 1 Inédita no Brasil, Martha Batalha teve os direitos de seu romance "A Vida Imperceptível de Guida Gusmão" vendidos para a editora alemã Suhrkamp, numa negociação conduzida pela agente Luciana Villas-Bôas.

Frankfurt 2 Paula Pimenta teve os direitos de "Princesa Adormecida" e "Cinderela Pop", editados no país pela Record, vendidos para a Mondadori na Itália. Neles, a autora relê contos de fada nos tempos modernos.


Endereço da página: