Folha de S. Paulo


Acervo de Mário Chamie tem biografia inédita de Mário de Andrade

Outra biografia de Mário de Andrade deve vir a público em breve. Com a mudança do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) para o novo prédio concluída, documentos inéditos devem ser abertos até o fim do ano. Um dos mais valiosos é o manuscrito com a pesquisa para uma biografia de Mário de Andrade, feita pelo poeta Mário Chamie (1933-2011), secretário de Cultura de São Paulo de 1973 a 1983. O trabalho, não concluído, está em um caderno guardado em uma caixa com outros documentos. Dono de bordões como "dos mários, o menor" e "há mários que vêm para o bem", Chamie teve seus papéis doados para o IEB-USP em agosto do ano passado. O acervo também tem cadernos com anotações de Oswald de Andrade, amigo do ex-secretário.

Novos rumos

Acabou a parceria entre as agentes literárias Lucia Riff, da Agência Riff, e Nicole Witt, da alemã Mertin Witt, uma das principais profissionais a trabalhar com literatura de língua portuguesa e espanhola no mundo. As duas dizem que a separação foi de comum acordo e que mantêm sua "longa e profunda" amizade. O motivo foi a diversificação do catálogo da agência brasileira. Lucia planeja fortalecer a divulgação no exterior de seus autores infantis e não ficção, enquanto Nicole é focada em ficção literária. O trabalho conjunto começou há 20 anos, com Ray-Güde Mertin, morta em 2007, e foi continuado por Nicole. A alemã continua a representar lá fora nomes como Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. Lucia, por sua vez, já está em negociação com outros agentes para representá-la no exterior.

Fim de catálogo

A interrupção de programas de compras de livros pelo governo federal causou mais uma baixa no mercado. O catálogo infantojuvenil da Edições de Janeiro, um dos principais elos de seu plano de negócios, vai acabar. Renata Nakano, uma das sócias-fundadoras da casa editorial, que cuidava da área, vendeu sua participação e deixou a empresa -ela agora é editora associada do Sesi. A coordenadora de produção, Cristiane Reis, foi demitida, e o departamento editorial agora conta com apenas uma assistente. O sócio majoritário, o investidor José Luiz Alquéres, quer trabalhar com editores terceirizados -que ganhariam participação de 5% sobre as vendas dos títulos a seus cuidados. A ideia, afirma ele, é aumentar o "percentual de acertos" em livros de sucesso. Ana Cecilia Impellizieri Martins, a outra sócia, continua na Edições de Janeiro.

Divulgação
Em ‘Quem quando queira’ (Cosac Naify), que sai em novembro, João Bandeira traz poemas-fotografias feitos a partir de restos de anúncios
Em "'Quem Quando Queira'’ (Cosac Naify), que sai em novembro, João Bandeira traz poemas-fotografias feitos a partir de restos de anúncios

Inédito A próxima edição da "Serrote" traz um texto inédito de Roland Barthes, que completaria cem anos em novembro, mês em que sai a revista. "Sobre Sete Frases de Bouvard e Pécuchet", uma análise do clássico de Flaubert, é fruto de anotações do autor francês para um seminário em 1975, e foi encontrado nos arquivos do intelectual e publicado em livro este ano na França.

Almanaque O historiador carioca Luiz Antônio Simas entregou à Babilônia Cultura Editorial os originais de "Pequeno Almanaque de Brasilidades" (título provisório). Trata-se de um lunário perpétuo, tipo de almanaque surgido no século 16 com simpatias, conselhos para a vida, fases da lua e biografias de figuras históricas, entre outras curiosidades.

F de França A editora francesa Asphalte acaba de comprar os direitos do romance "F.", de Antônio Xerxenesky, lançado pela Rocco e finalista do prêmio Oceanos.

Para poucos A Edusp prepara novembro uma edição limitada de "O Bibliófilo Aprendiz", clássico do colecionador de livros raros Rubens Borba de Moraes. Com tiragem de até 400 exemplares, a obra trará imagens novas dos livros da biblioteca do colecionador, hoje guardada na Brasiliana Guita e José Mindlin. Ao mesmo tempo sai uma edição com a correspondência inédita entre o bibliófilo e o livreiro português António Tavares de Carvalho

Vizinhos A argentina TreintaySeis, a mesma que já publica Moacyr Scliar no país vizinho, comprou os direitos de "As Frangas" de Caio Fernando Abreu. Ainda não há previsão de lançamento.

Além-mar A próxima edição da "Granta" portuguesa traz o primeiro capítulo de "Leão com Leão", romance inédito de Antonia Pellegrino. O livro, passado na Índia, faz parte da coleção "Amores Expressos" e será lançado pela Companhia das Letras em 2016.


Endereço da página: