Folha de S. Paulo


Viagem internacional de Bolsonaro definirá rumos da campanha

Ricardo Borges/Folhapress
Rio de Janeiro, Rj, BRASIL. 10/03/2017; Retrato do deputado Jair Bolsonaro em clube de subtenentes e sargentos do exército na cidade do Rio de Janeiro. ( Foto: Ricardo Borges/Folhapress)
O deputado Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro iniciou a fase internacional de sua campanha à Presidência da República : indicou um emissário para atuar como ponte junto ao mercado financeiro em Wall Street e já prepara uma visita aos Estados Unidos, em outubro. Tais medidas são parte do plano mais amplo de ganhar tração junto aos eleitores de centro-direita que ainda o veem com desconfiança.

O objetivo nos Estados Unidos é moldar as expectativas de grandes investidores internacionais com capacidade de influenciar as eleições no Brasil. Caso Bolsonaro continue aparecendo em segundo lugar nas pesquisas de opinião, o apoio do mercado valerá ouro para levá-lo a um eventual segundo turno.

Esse périplo do deputado nos Estados Unidos demandará ajustes na estratégia de comunicação que, até agora, foi exitosa: a simples radicalização do discurso para ocupar espaço nas mídias tradicionais e nas redes sociais, abrindo caminho para o crescimento acelerado nas pesquisas. Daqui para a frente, entretanto, propostas radicais ou loucas poderão espantar os agentes econômicos sem os quais será difícil chegar ao Palácio do Planalto.

A campanha de Bolsonaro avalia que construir a imagem de um homem cordato na área econômica não será missão impossível. Ao contrário do que ocorre em temas como redução da maioridade penal, aborto, casamento de pessoas do mesmo sexo, pena de morte e segurança pública, o candidato é uma incógnita quando se trata de economia. A viagem aos Estados Unidos cria a oportunidade para a construção de uma mensagem de política econômica que soe crível e respeitável.

O recado político que o deputado repetirá nos Estados Unidos já foi definido. "Os grandes parceiros [de meu governo] serão Estados Unidos, Europa e Israel". Se perguntado, Bolsonaro denunciará a esquerda brasileira por ter se aproximado do Irã e criticará a abertura da embaixada da Palestina em Brasília. Ele também fustigará o PSDB por ter aprovado a Lei de Migração. Quando fala sobre o assunto, ele repete: "Haitianos, senegaleses, bolivianos e agora sírios... a escória do mundo está chegando ao Brasil".

Dois assuntos adicionais podem complicar essa nova estratégia de comunicação: a apologia que ele faz à tortura e à ditadura militar. O risco que ele correrá é o de ser visto menos como um Trump tropical e mais como um Rody Duterte, o presidente autoritário das Filipinas. Se perder a mão, Bolsonaro queimará sua imagem na largada, antes mesmo de começar a construir a grande coalizão eleitoral necessária para um segundo turno.

A estreia internacional do candidato determinará em boa medida os rumos da campanha que virá.


Endereço da página:

Links no texto: