Folha de S. Paulo


A nova história

Lula desembarcou em Brasília para reagrupar a tropa, numa verdadeira operação-resgate de um governo maniatado pelas contas públicas descontroladas, por rachaduras na base aliada e pela proximidade assustadora entre o pescoço da presidente e a guilhotina do impedimento.

Só o tempo dirá se a manobra vai funcionar, mas seu efeito já se sente. Muito mais do que em qualquer momento dos últimos anos, o mercado político não descarta hoje uma eventual candidatura Lula à Presidência em 2018.

O impacto disso na vida publica brasileira é certeiro: uma corrida renovada por interpretações históricas a respeito do governo Lula, no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2010.

A transformação daqueles anos recentes em história não começou agora. A memória dos anos Lula esteve no centro da disputa das duas últimas eleições presidenciais.

De lá para cá, porém, a crise econômica, as dificuldades de Dilma e as investigações da Lava Jato puseram em xeque as narrativas de campanha dos petistas e de seus opositores.

O passado se abriu à reinterpretação.

A nova disputa pela história tem âncora na academia, como se vê nos trabalhos de Marta Arretche no Cebrap, André Singer na USP e Sérgio Lazzarini no Insper, para não falar das análises em gestação nos principais departamentos de economia do país.

A batalha pelo passado, no entanto, excede os limites da universidade. Ela é marca registrada da geração de economistas que pauta o debate público a respeito das origens da crise atual, como é o caso de Mansueto de Almeida, Samuel Pessôa e Marcos Lisboa.

Agora, o interesse pela história chega aos grandes meios de comunicação.

A revista "Época", por exemplo, adotou uma linha editorial de denúncia ao suposto tráfico de influência internacional que Lula teria exercido em prol da Odebrecht na África e na América Latina.

Ciente de que o embate entre interpretações dominará a conversa pública durante os próximos anos, a revista decidiu franquear o acesso a centenas de telegramas secretos do Itamaraty que seus repórteres encontraram por meio da Lei de Acesso à Informação.

Na prática, isso significa que historiadores profissionais poderão estudar os materiais em detalhe e, se for o caso, questionar o julgamento dos editores responsáveis pela publicação.

Esse processo de estudo renovado sobre a história política da década de 2000 é saudável para o cidadão porque a polarização dos últimos tempos contaminou a sociedade com um sem-fim de ideias falsas a respeito do passado.

Nos próximos anos, a luta para reinterpretá-lo trará doses bem-vindas de transparência.


Endereço da página: