Folha de S. Paulo


Pelo Brasil!

A hora é de aplacar os ânimos e de construirmos, juntos, o amanhã em torno dos interesses do Brasil. O enfrentamento e a luta política esgotaram-se.

Não há mais clima para o acirramento entre aqueles que, até agora, lutaram com altivez e aguerrimento. Faz parte da luta política, mas tem um limite, tem a hora em que a disputa se esgota e, a partir daí, é fundamental o chamamento à responsabilidade para que se defenda o Brasil. Vamos, todos, virar a página das disputas e divisões que não cabem mais.

Chegou o momento do alinhamento e do esforço por uma verdadeira agenda nacional. Não cabem sectarismos, rancores nem ressentimentos.

É hora de olhar para frente. Da união da nação para que não percamos a rara oportunidade da construção de um grande pacto em torno dos reais interesses do país.

O Brasil, a partir de um ambiente de pacificação e esforços conjuntos, terá pela frente, entre seus principais desafios, vencer o desemprego -hoje temos mais de 10 milhões de desempregados. Desafio que o presidente Temer já declarou que será prioridade ao anunciar novos rumos para a economia. Não será fácil. As primeiras notícias apontam a gravidade da questão, mas todos, percebendo que agora temos um caminho crível para a recuperação, podemos dar o nosso melhor.

Outra questão importante é o pacto federativo: a possibilidade de que, sem endividar mais a União, Estados e municípios consigam equilibrar suas contas.

Nossa capacidade de trabalho é imensa. A dedicação e o envolvimento de vários setores e segmentos da sociedade são cada vez maiores e mais atuantes. A vontade e o compromisso da grande maioria da nação brasileira fortalecem a possibilidade de recuperar o país, preservando compromissos com os mais pobres, os discriminados, as crianças, as mulheres, os excluídos e a juventude. Esta pauta já está incorporada na sociedade brasileira; aprimorada, passa a fazer parte do novo governo. Não está em discussão seu desaparecimento.
Mas o fundamental é que temos a oportunidade de trilhar as "sendas da harmonia e da paz" -como rezou em nossa intenção o papa Francisco, numa mensagem muito comovente.

"Peço ao Senhor que derrame abundantemente os dons do Espírito Santo para que, nesses momentos de dificuldade, o país caminhe pelas sendas da harmonia e da paz com a ajuda da oração e do diálogo. Que a proximidade de Nossa Senhora Aparecida -que como uma boa mãe jamais abandona seus filhos- seja defesa e guia no caminho", orou Francisco.
Amém!

O que mais precisamos, neste momento, é desarmar corações e torcer pelo Brasil!


Endereço da página:

Links no texto: