Folha de S. Paulo


Padre Ticão

No exercício de meu mandato, tenho conhecido melhor várias ações empreendidas por aqueles que se dedicam, por vocação e pelas mais diversas razões, a ajudar causas que envolvem o ser humano menos favorecido. São muitas as formas de envolvimento e participação, exemplos de vidas dedicadas para amenizar a miséria e grandes carências, sem esquecer dos que se mobilizam e vão para as ruas para reivindicar e manifestar suas ideias. O importante é que a população não está no conforto, quer ser respeitada e ouvida. Participa e contribui para mudanças e clama por novos caminhos.

Falou-se muito das "pedaladas" do governo federal, mas quase nada se disse que foi uma modesta ONG chamada Contas Abertas, que se mantém através de remuneração de pesquisas, quem levou a denúncia, em carta de cinco páginas, aos procuradores federais do Tribunal de Contas da União a tal "contabilidade criativa". O Banco Central escondeu bilhões de reais em passivos da União, o que permitiu uma eleição que não discutiu de forma verdadeira a real situação do país, o que nos levou à deterioração e ao desmanche de nossa economia.

São muitas instituições e figuras que somam esforços para um país melhor. Foco na obra do Padre Ticão, pois é um excelente exemplo do que a sociedade civil pode fazer e realizar. Para ele, não tem tempo feio ou "não dá". Existe equipe, liderança, perseverança e determinação em atender as diferentes necessidades, demandas e até sonhos da comunidade de sua paróquia em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo.

Este paulista de Urupês, que acompanho há décadas, já acumulou muitas vitórias. Fruto do trabalho duro e obstinado, lá estão o Centro de Convivência para Melhor Idade, Centro de Recuperação de Crianças Deficientes (deficit gigantesco nas periferias), local para moradores de rua e o reconhecido e tradicional movimento de moradia.

Padre Ticão foi, também, um dos líderes da criação do Parque Dom Paulo Evaristo Arns e do Hospital de Ermelino Matarazzo. Sua movimentação foi decisiva para a instalação do campus da Universidade de São Paulo e da conquista da Universidade Federal de São Paulo na zona leste. A região deve muito a ele, mas eu diria que esta dívida vai além do concreto conquistado. Há o ensinamento que é possível fazer dos sonhos realidade, que a perseverança rende bons frutos e que, juntos, podemos mover montanhas.

Essas diferentes atitudes fortalecem a democracia, porém não eximem os governantes de atuar de forma muito mais ativa, seja ouvindo mais as ruas, tendo mais decência e cuidado no trato do dinheiro público e criando melhores condições de vida para os que os elegeram.


Endereço da página: