Folha de S. Paulo


Pavio curto

Ou estou com o pavio muito curto ou as empresas estão ficando folgadas demais. Não aguento mais ouvir que preciso anotar um número imenso de protocolo. Também não tenho o menor interesse em solicitar gravações de ligações passadas. Que ideia! Já sei que vão retrucar dizendo que isso é uma "garantia" para o consumidor. A meu ver, é apenas uma garantia de perda de tempo. Só quero que os serviços contratados funcionem. É tão difícil assim entender, Net?

Outra coisa que tem me irritado é receber notificação no celular, como se fosse uma mensagem urgente, pedindo para que eu "opine" sobre a qualidade de serviços prestados. Sei que teoricamente isso poderia ajudar a Gol a entender a satisfação do consumidor em cada um dos seus voos, mas desconfio que estão economizando em supervisão à custa do tempo dos clientes.

Se todas as empresas abrissem facilmente os canais para ouvir qualquer reclamação, ouviriam o que seria necessário que ouvissem, quando fosse necessário que ouvissem algo. Mas querem o quê? Querem elogios também? Não basta ficarem com o nosso dinheiro enquanto nós, os clientes, ficamos com a razão?

Já imaginou se todas as empresas do mundo aderirem a essa onda e tivermos de avaliar cada cada xícara de café tomada, cada pote de iogurte aberto, cada programa de televisão assistido, cada viagem de elevador feita, cada pedra da calçada caminhada?

Outro tipo de abuso muito frequente é a coleta e o uso de nossas informações pessoais. Hoje em dia não dá para comprar nem um comprimido para dor de cabeça sem que a pessoa do balcão tente nos fichar. A desculpa é sempre a mesma. Vamos receber informação em primeira mão, vamos talvez ganhar um cartão fidelidade com uma vaga promessa de desconto futuro, vamos receber promoções, para podermos gastar mais e mais na mesma loja. É uma coisa sem fim. Sim, Drogasil, estou falando de empresas como você e dos míseros centavos que você nos dá de desconto.

Na internet é ainda pior. Se opto por usar o login do Facebook ou congênere, para me poupar de fazer mais um cadastro, pronto, dou de graça uma pilha imensa de informações para um terceiro usar e abusar, senão revender. Nem sempre a gente percebe que estão coletando nossos dados.

Se pesquiso produtos na internet, é o que basta para que eu veja anúncios das mesmas coisas em tudo quanto é site em que navego depois. Um espanto! Claro que esses gênios do marketing on-line não conseguem detectar se finalizei ou não uma compra, então ficam querendo me vender os mesmos produtos que já comprei. Sim, Facebook. Isso é com você. E também com você, Google, pai dessa inteligência toda.

Todo o custo de comunicação pela internet cai nas nossas costas, que pagamos pela conexão, enquanto os espertinhos fazem suas experiências mercadológicas e nos entopem de lixo piscante sobre o conteúdo que queremos ver. Quando não conseguem pôr o anúncio em cima do conteúdo, colocam acima, empurrando a página que nos interessa para baixo. Sim, estou falando de portais, como o UOL e o Terra.

Por falar em conexão, não me conformo com o fato de as contas telefônicas estarem cada vez mais longas e complicadas. Planos "combo" não foram feitos para facilitar a sua vida ou baratear preço nenhum. Alguma dúvida? Eles servem para as empresas empurrarem serviços que você não vai usar. E mais: cliente novo paga menos e cliente fiel paga o pato. Essa é a regra do mercado.

Alguém já enfrentou as incríveis filas nas lojas das operadoras, com os atendentes se esfolando para explicar o inexplicável? Já tentaram convencer você de que seu plano vai ser alterado para se "adequar a seu perfil de uso"? Depois aquela esperança de que sua conta, enfim, vai ficar mais barata? Aconteceu comigo recentemente na Vivo. Só que minha conta seguinte veio ainda mais cara. Por que foi mesmo que a atendente me pediu uma avaliação nota 10, com aquele sorriso brilhante? O que a empresa fez ou fará com essa avaliação? Vai promovê-la?

A propósito: empresas, não se deem ao trabalho de me contatar. Não estou interessada em benefícios pessoais. Só estou "dando um feedback", como vocês gostam de dizer.


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