Folha de S. Paulo


De Collor a Jobim, o marketing triunfa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, desembarcou na Amazônia sexta-feira retrasada vestido de civil. No sábado, envergou uniforme militar camuflado e não o tirou mais.

Nos dias seguintes, posou ou deixou-se fotografar com uma sucuri de nome Metralha, um macaco-barrigudo e uma onça com pinta de raros amigos. Bateu bola e passeou por uma casamata.

Deu declarações de impacto pífio, e sua visita de sete dias a postos de fronteira não gerou notícias de relevo.

Ainda assim, a viagem mereceu espaço generoso no jornalismo impresso. Não faltavam repórteres e fotógrafos no local: o Ministério da Defesa levou-os, a convite, em avião da FAB -uma dupla da Folha entre eles.

O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou o título ""Amazônia tem dono", diz Jobim". "O Globo" saiu com "Na fronteira amazônica, Jobim critica Funasa". A Folha sobrepujou os concorrentes em camaradagem com o ministro ao exibi-lo com o macaquinho no alto da primeira página da terça-feira.

A informação sobre a véspera era tão desimportante que a legenda da foto remeteu não para reportagem, mas só para outra imagem com o bicho, em Cotidiano.

Com exceção da gurizada, nós já vimos esse filme. E lembrá-lo não implica equiparar Jobim, em caráter e praxe, ao ex-presidente Fernando Collor (1990-92).

O problema não é o ministro, que tem ambições respeitáveis como outros pretendentes, assumidos ou enrustidos, ao Planalto.

O problema é o jornalismo. Houve uma sucessão de factóides cuja encenação não recomendava realce, a não ser com abordagem crítica.

Os jornais se subordinaram à agenda alheia -como a maioria deles ao cobrir o candidato Collor em 1989 e as primeiras estações do seu governo. Com a submissão, deu-se bem a marquetagem. Quando a propaganda triunfa, o jornalismo se dana.

Como diz o colunista Janio de Freitas, "os jornalistas, aceitando esse tipo de truque promocional de políticos, deixam de fazer jornalismo e agem como operadores de marketing".

Com o oba-oba inicial, a viagem fraca em notícia ganhou repercussão, até em charges bem boladas. O jornal "O Dia" foi pioneiro ao ironizá-la. Em seguida, "O Globo" a questionou.

No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -civil, como seu subordinado Jobim- contou em entrevista à Folha que aceitou convite da Aeronáutica para voar em um caça.

Será que vem por aí mais uma overdose de fotografias promocionais rotuladas de jornalismo?


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